uma live especial sobre suicídio com Pe. Lício Araújo do Vale

A A
No mês do movimento "Setembro Amarelo", palestra online sobre o suicídio com o Pe. Lício do Vale.
Publicado em: 27/09/2021 - 15:15
Créditos: Redação

Para o mês de setembro, no movimento "Setembro Amarelo" uma live sobre o suicídio com o Pe. Lício Araújo do Vale

O mês de setembro, é intitulado como o Mês do Suicídio e tem como referência o Movimento “Setembro Amarelo”. Como alerta, bem como para muitos esclarecimentos e orientações, é que no último dia 21, às 20h30, a Pastoral da Família, juntamente com a Pastoral da Saúde e o CIVC (Curso Intensivo de Vivência Cristã, do Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima), organizaram uma Palestra online através da plataforma Google-Meet, ministrada pelo Padre Lício de Araújo Vale, cuja experiência de vida nesta área é muito forte!

A palestra que foi proposta pelo pároco do Santuário Nossa Senhora de Fátima, Frei Jair Roberto Pasquale, TOR como um projeto de integração entre as Pastorais existentes na Paróquia.

Pe. Lício Araújo do Vale, um dos maiores especialistas em prevenção e tratamento do suicídio, a partir de sua experiência familiar, tornou-se um estudioso e uma autoridade no assunto, um suicidólogo na ciência Suicidologia, tendo dirigido sua vida sacerdotal para estudar o tema, além de aconselhar, tratar e dividir seus conhecimentos com quem o procura, de forma que se fale e se debata um assunto considerado um “tabu” em nossas vidas e na sociedade.

Nas palavras do próprio Pe. Lício “Já que o assunto tem uma proximidade com a morte e ninguém gosta de falar sobre a morte, então vamos falar!”

Na primeira hora, o Pe. Explicou o que é o suicídio, que já não é mais o “ato de matar a si mesmo”, mas sim o ato de matar a dor que habita em si mesmo, a dor mental. É o ato desesperado de alguém que não consegue mais conviver com a sua dor”. Por isso é importante falar sobre o assunto, para que as pessoas reconheçam no outro a intenção do suicídio, para prevenir e tratar. Por isso é preciso direcionar a pessoa para um profissional de saúde mental.

 

Outro tópico importante é que a Igreja, a partir da reformulação do Catecismo em 1992, nos mostra que “Deus pode dar o caminho do perdão” àquele que se suicida. A igreja não condena mais quem o “cometeu”. Agora há o perdão.

Na segunda hora da live, as pessoas presentes puderam fazer perguntas e alguns também puderam dar seus depoimentos. O clima, apesar de ser virtual, foi se tornando acolhedor e cheio de emoção, onde pessoas dividiram seus sentimentos e experiências.

Um dos maiores destaques foram as seguintes falas do Pe. Lício: “no luto normal, o ‘por quê’ (da morte) dá sentido à perda. Já no luto por suicídio, o ‘por quê’ MORRE COM A PESSOA. Quem fica, não tem resposta e a sensação de abandono é enorme.” e “a gente só comete duas coisas na vida: CRIME e PECADO – jamais suicídio.”

Há 3 anos, as palestras do Santuário de Fátima, fazem parte do calendário da Pastoral da Saúde, no exercício da 2ª dimensão, onde já foram realizadas cerca de 7 palestras presenciais e 2 através de live juntamente com o CIVC.

Pe. Lício Araújo do Vale é pároco na Paróquia da Sagrada Família, do Setor Ponte Rasa, da Diocese de São Miguel Paulista.

Para quem tiver interesse, segue site do padre Lício:  https://www.liciovale.com.br/

Informações: Pastoral da Saúde do Santuário de Fátima

Fotos: Reprodução da Internet