‘Um tempo vivido com muita fraternidade’

A A
<p>Região Sé se despede de Dom Tarcísio Scaramussa com homenagens</p>
Publicado em: 23/09/2014 - 10:30
Créditos: Edição nº 3019 do Jornal O SÃO PAULO – página 21

No final da missa, representantes de diferentes dimensões da Região manifestaram seu agradecimento a Dom Tarcísio.

Em nome dos leigos, a secretária regional, Laura Inglez, definiu a experiência de trabalhar com Dom Tarcísio como “um tempo vivido com muita fraternidade”.

“A maneira como o senhor sempre priorizou as necessidades pastorais, a vida das comunidades e dos agentes de pastoral, nos artigos e entrevistas, nas celebrações, reuniões, momentos de encontro com o povo e nos atendimentos, nos impelia a construir cada vez mais uma Igreja viva e acolhedora em São Paulo”, destacou a Secretária.

Irmã Sônia Maria Martins, responsável regional pela Cáritas, falou em nome dos religiosos e consagrados. “O senhor foi sempre um pastor presente em nossa caminhada. Quando o procuramos, nos escutou, quando solicitamos algo, nos atendeu. Com sua bondade, sua humildade e simplicidade, será um pai para todos aqueles que te esperam em Santos”.

Em nome do clero, o vigário geral e agora também vigário episcopal para a Região Sé, Padre Aparecido Silva, também fez agradecimento a Dom Tarcísio. “Agradecemos imensamente pela sua dedicação pastoral, seu zelo para com o povo de Deus e sua doação total pela vida da Igreja”. O Sacerdote também sublinhou a atenção e preocupação de Dom Tarcísio para com os padres, “para que esses pudessem estar sempre bem na missão do dia a dia”, especialmente para com os sacerdotes idosos e enfermos.

“O senhor, como um pai dos padres, viveu também momentos difíceis, ao ter que devolver esses filhos, por ocasião de seus falecimentos, àquele que é a fonte e origem da vida, Deus, nosso Pai”.

Emocionado, Dom Tarcísio reforçou seu agradecimento a todo o povo de São Paulo. “Na pessoa de vocês, eu quero agradecer a todos os irmãos e irmãs desta Igreja que eu encontrei aqui em São Paulo. Agradeço pelo testemunho de fé, pelo amor, pela fraternidade, pelo espírito de comunhão”.

Fernando Geronazzo