trabalhos em grupos para elaborar propostas para a juventude

A A
REUNIÃO DO CLERO TAMBÉM DESTACA TRABALHOS COM JOVENS NAS PARÓQUIAS
Publicado em: 14/03/2022 - 14:00
Créditos: Redação

REUNIÃO DO CLERO TAMBÉM DESTACA TRABALHOS COM JOVENS NAS PARÓQUIAS

Na terça-feira, 08/03/2022, às 8h, na Paróquia São Paulo da Cruz – Calvário, no Setor Pastoral Pinheiros, o Clero da Região Episcopal Sé esteve reunido para discussões em grupos sobre a criação de propostas que motivem a participação dos jovens novamente na Igreja. Após oração, Dom Carlos Lema Garcia, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e Vigário Episcopal para a Região Sé, abriu a reunião acolhendo os presentes e, em seguida passou a palavra ao Côn. José Arnaldo Juliano dos Santos, Coordenador Regional de Pastoral, que rapidamente falou sobre a retomada dos trabalhos para o Sínodo Arquidiocesano com a Pré-Assembleia, passando a palavra ao Pe. Vandro Pisaneschi, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Monte Serrate, do Setor Pinheiros,  que falou sobre a elaboração de propostas para a motivação da participação e retomada dos nossos jovens a Igreja.

 Pe. Vandro destacou a ENCÍCLICA do Papa Francesco, a “EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PÓS SINODAL CHRISTUS VIVIT”, de 2019, onde o Papa escreve que não devemos “rotular o jovem”, não determinar sua faixa etária, ressaltando que o jovem vem de realidades distintas.  Pe. Vandro ressaltou também que em nossas igrejas os jovens são poucos, quando vem “são de passagem”, buscam somente o sacramento, pois já estão envolvidos em outros movimentos. Alguns participam de missas, mas não querem envolvimento comunitário, têm muita fragilidade emocional e muita inserção digital e que em nossas comunidades, estamos defasados de uma linguagem ideal para os jovens. Falta maior interação e diálogo entre os movimentos e atividades paroquiais que envolvam o engajamento dos jovens. É preciso perceber que há uma sede de espiritualidade e sentido para a vida por parte de nossa juventude, e neste sentido devemos agir para cativá-los novamente.

Formaram-se dez grupos para discutir-se e mencionar ideias que possam reavivar a atuação dos jovens na igreja e, sendo que cada grupo pode apresentar suas contribuições.

Ao final da reunião teve um lanche e um bolo com um parabéns especial pelos 70 anos de sacerdócio do Pe. Vitor Bertoli, Pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus dos Passos, do Setor Pinheiros.

Texto e Fotos: Centro Pastoral Sé