Semana de Iniciação à Vida Cristã

A A
<p>Cada Pároco terá de enviar 5 pessoas que possam atuar nas Paróquias como multiplicadores</p>
Publicado em: 03/02/2015 - 13:30
Créditos: Edição nº 3036 do Jornal O SÃO PAULO – página 19

Estão abertas as inscriçõe para a Semana de Iniciação à Vida Cristã, realizada pela Animação Bíblico-Catequética da Região Episcopal Sé, de 9 a 12 de fevereiro, das 20h às 22h, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima (avenida Dr. Arnaldo, 1831, Sumaré). O encontro, aberto para todos os agentes de pastoral, sobretudo coordenações de pastoral das paróquias, terá como tema “Quem é Jesus: o caminho”. “Inspirado no Evangelho de Marcos, iremos abordar o tema do encontro e da missão no documento 100 da CNBB, na Exortação Evangelii Gaudium e na Constituição Pastoral Gaudum et Spes”, explicou o Padre Marcelo Delcin, coordenador da Animação Bíblico-Catequética da Região Sé.

É pedido que cada pároco envie para o encontro ao menos 5 pessoas  que possam atuar como multiplicadores nas paróquias.

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail regiaose@regiaose.org.br com o nome da paróquia e participantes. As inscrições feitas na hora estarão sujeitas à capacidade do salão paroquial. Mais informações no Centro Regional de Pastoral, pelo telefone (11) 3826-4999.

Formação Litúrgica

A Comissão Regional de Liturgia convida para o primeiro dos quatro Encontros de Formação Litúrgica da Região Episcopal Sé, que acontece nos dias 3 e 4 de fevereiro, na Paróquia São Joaquim, (av. Lacerda França, 02).

O encontro é destinado a equipes paroquiais de liturgia, responsáveis pelo canto litúrgico, bem como a agentes de pastoral em geral e pessoas interessadas no tema.

Durante o ano de 2015, será aprofundado o tem “Canto e Música no Tempo do Ano Litúrgico”. Serão refletidos os significados do tempo litúrgico com seus aspectos bíblicos e teológicos, e o que se canta em cada tempo. Nesse primeiro encontro será aprofundado o tema “Cantar a Quaresma e a Páscoa”. Embora os encontros sejam realizados por setores, eles se estendem para toda a Região Sé.

Na carta enviada a toda a Região, o Padre Helmo Cesar Faccioli, coordenador da Comissão Regional de Liturgia, ressaltou que “a liturgia é um excelente meio para o compromisso com a ‘vida plena para todos’”, recordando o destaque proposto pelo 11º Plano de Pastoral da Arquidiocese de São Paulo para 2015. “Igreja a serviço da vida plena para todos”.

Cursos em Perdizes

A Paróquia São Domingos (rua Caiubi, 164, Perdizes) oferece cursos semanais de liturgia e formação bíblica a partir de fevereiro.

O curso de liturgia tem o objetivo de ajudar a introduzir os paroquianos na compreensão da relação existente entre a Palavra de Deus e as celebrações litúrgicas, partindo da análise de algumas figuras bíblicas e de sua utilização por parte da igreja antiga no processo de iniciação cristã.

O Curso assessorado pelo professor Gabriel Frade, além de uma abordagem teórica, oferecerá aos participantes a vivencia das celebrações previstas no Ritual de Iniciação Cristã de Adultos (Rica).

A formação começará no dia 3 de fevereiro, sendo todas as terças-feiras, das 20h às 22h.

O Curso Bíblico, assessorado pela professora Maristela Tezza, tem como tema métodos de interpretação da Bíblia e literatura sapiencial, além de abordar o significado do Concílio Vaticano II, o que significou para a leitura, interpretação e estudo da Bíblia. As aulas começam no dia 5 de fevereiro, sendo sempre às quintas-feiras, das 20h às 22h.

As inscrições poderão ser feitas na secretaria paroquial ou no primeiro dia de aula de cada curso. Mais informações pelo telefone (11) 3862-8238.

Fernando Geronazzo