São Joaquim, do início ao fim com muito louvor, fervor e homenagem!

A A
A Novena de São Joaquim com festa e homenagem ao santo Padroeiro
Publicado em: 02/08/2021 - 11:45
Créditos: Redação

NOVENA, FESTA EM LOUVOR E HOMENAGEM À SÃO JOAQUIM

No dia 26/07, na Paróquia São Joaquim, encerramos a novena em louvor e homenagem a São Joaquim – Festa do Padroeiro - com Missa presidida pelo Bispo Episcopal da Região Sé, Dom Carlos Lema Garcia e concelebrada pelo Pe. Geraldo Pedro dos Santos, Administrador Paroquial e pelo Vigário Paroquial, Pe. Antonio Genivaldo C. de Oliveira, OMI.

Em sua homilia revestida de grande sentido espiritual, Dom Carlos destacou sobre o amor aos avós e avôs presentes e aos queridos saudosos. Relembrou a passagem de “São Joaquim e Santa Ana, pais da virgem Maria, avós de Jesus e, portanto, podemos considerar assim nossos avós por sermos irmãos de Jesus”.

Lembrou ainda, que os avós têm uma importância especial na vida de cada um por deixar um legado de experiências de vida, que devem ser renovadas a cada dia, com amor e humildade, especialmente no mundo que hoje vivemos. Exemplos e motivações deixados por eles para uma vida cristã de amor pela vida e impulsionados por sermos amados por Deus e da fidelidade para conosco de grande paciência, perseverança e amor.

Além da celebração no dia 24/07 com a presença do Cardeal Arcebispo Dom Odilo Scherer, os dias da novena foram celebrados pelos padres:

18/07 - Pe. Adalberto Ferezzini - Reitor Casa dos Espiritanos.

19/07 - Pe. José Carlos dos Anjos - Promotor Vocacional da Arquidiocese.

20/07 - Frei Wilson Batista Simão - Paróquia Santo Antônio do Pari.

21/07 - Frei Ademir Andrade do Nascimento - Paróquia Imaculada Conceição

22/07 - Pe. Rubens Pedro Cabral - Coordenador da Conferência dos Religiosos do Brasil.

23/07 - Cônego Raphael Peretta.

24/07 - Cardeal Odilo Pedro Scherer, e Padre José Ferreira Filho e o Diácono Jefferson André dos Santos.

25/07 - Pe. Ricardo Anacleto - Paróquia Nossa Senhora dos Remédios.

26/07 - Dom Carlos Lema Garcia - Vigário Episcopal para a Região Sé.

Foram dias de muito entusiasmo que cada celebrante nos trouxe a alegria da esperança e a consciência da responsabilidade de amar a Deus, aos nossos avós e idosos, aos nossos irmãos e enfermos, e todo aquele que necessita do apoio espiritual para o conforto e a conversão. Assim, por meio da palavra nos conduziram a espiritualidade da renovação na fé em São Joaquim Glorioso, nosso patrono e consagrado por Deus, para que não possamos esquecer de sua intercessão junto a Deus Pai, Jesus e Maria Santíssima, por sua humildade no amor e fidelidade e, por todos os que o invocam, a firmeza das orações e de seu grandioso compromisso com a graça no amor perseverante da sagrada família.  

Lembrando que Papa Francisco concedeu indulgências especiais para quem participasse da missa dos avós! A novena foi encerrada com a oração e hino em louvor à São Joaquim.

Colaboração de Texto: Mariza Gaspar Figueiredo (Paróquia de São Joaquim)

Fotos: Ângelo Sorguini, Catarina Cruz e Valquíria Araújo.