Quem são os adultos que temos como destinatários de nossa catequese?

A A
Publicado em: 14/03/2014 - 09:15
Créditos: Catequese Caminhando - Ano XIX - nº 251- Março 2014

São os adultos chamados a desempenhar responsabilidades sócias. São os adultos que estão expostos às exigências de um mundo em transformação. São adultos mergulhados em crises profundas e em busca de respostas e soluções para tantos problemas. Acolhidos e respeitados na sua situação de adultos, são eles chamados na Igreja para os diferentes ministérios e pastorais, dentro e fora da comunidade.

Como a catequese pode contribuir e propor a fé cristã na sua integridade, autenticidade e organização sistemática em nossas comunidades?
Para responder a esta pergunta, vamos retomar o que nos diz o Diretório Geral para a Catequese – 175. É tarefa da Catequese de Adultos:

  • Promover a formação e o amadurecimento da vida no Espírito de Cristo ressuscitado através dos meios adequados...

É urgente buscar a contextualização dos temas e reflexões bíblico-catequéticos para a realidade de hoje;
Fazer uma atualização bíblico-teológica das Verdades Reveladas por Deus e pela Igreja, no sentido de compreender a Revolução na concepção dos desafios de hoje, das esperanças presentes no nosso tempo;
Resgatar a linguagem e os meios adequados para uma catequese adulta, para os adultos.

  • Educar à justa avaliação das transformações socioculturais na nossa sociedade à luz da fé.

Estamos vivendo num mundo em transformação, por isso é necessário saber ler os acontecimentos da vida e buscar respostas, sempre à luz da fé. O adulto tem maior facilidade de compreender o que Jesus Cristo falou e esperou de seus discípulos. Ele mesmo se manifestou contra a atitude de seguidores fracos e cegos diante da verdade presente em sua palavra. “Se alguém me ama, guarda a minha palavra, e meu Pai o amará”. (Jo 14,23).
A palavra liberta! O mundo que se abre às transformações alcançará a liberdade através da palavra – verdade que vem daquele que nos ama e nos encoraja para a construção de uma nova sociedade.

  • Esclarecer as atuais questões religiosas e morais...

A catequese com adultos tem por prioridade a educação de um povo com capacidade de fazer uma leitura crítica sobre as questões morais e religiosas, sem perder de vista os princípios fundamentais para a vida humana e comunitária. A catequese tem que ser uma oportunidade de crescimento humano e cristão dos acolhidos e envolvidos na comunidade.

  • Esclarecer as relações existentes entre a ação temporal e a ação eclesial...

É necessário conhecer bem o mundo dos adultos envolvidos na catequese; saber quem são as pessoas e o que estão buscando; A catequese deve destacar a mensagem do evangelho como luz para a ação da Igreja na sua missão: aumentar as verdades reveladas por Deus e ajudar a pessoa na escolha do caminho a seguir; é tarefa da comunidade eclesial, encorajar os cristãos para o testemunho e o compromisso no serviço da caridade; é importante que os cristãos se conscientizem sobre a força renovadora do cristianismo.

  • Desenvolver os fundamentos racionais da fé...

A catequese deve possibilitar a compreensão da fé em vista do amadurecimento e vivência cristã; os adultos na catequese são chamados ao favorecimento a adesão de fé à pessoa de Jesus Cristo; “A fé é um encontro pessoal com Jesus Cristo, é tornar-se seu discípulo. Isso exige o empenho permanente de pensar como ele, de julgar como ele e de viver como ele viveu”. (Catequese Tradendae CT- 20b)

  • Formar à assunção de responsabilidade na missão da Igreja e a saber dar um testemunho cristão na sociedade.

A adesão a Jesus Cristo possibilita ao ser humano viver um processo de conversão permanente e tornar-se um cristão capaz de sair do anonimato e assumir uma fé pessoal e comunitária, participando ativamente da vida e da missão da Igreja presente na sociedade.
Aqui temos pistas para uma catequese renovada e comprometida com a formação de pessoas que buscam crescer na fé e no testemunho cristão; de homens e mulheres que podem se tornar cristãos autênticos e responsáveis na construção de uma comunidade de fé, catequizada e catequizadora.

Tags