‘Que todas as catedrais e santuários do mundo abram suas portas da misericórdia’

A A
Conselho Regional de Pastoral se reúne e discute sobre o Ano da Misericórdia
Publicado em: 09/09/2015 - 08:45
Créditos: Edição nº 3067 do Jornal O SÃO PAULO – página 21

O Conselho Regional de Pastoral da Região Sé se reuniu na quarta-feira, 26 de agosto, para refletir sobre o Jubileu Extraordinário da Misericórdia, proclamado pelo Papa Francisco para o período de 8 de dezembro deste ano a 20 de novembro de 2016. A reunião foi assessorada pelo coordenador arquidiocesano de pastoral, Pe. Tarcísio Marques Mesquita, e contou com a presença de Dom Eduardo Vieira dos Santos, bispo auxiliar da Arquidiocese e vigário episcopal para a Região Sé.

Pe. Tarcísio explicou que o objetivo deste Ano Santo é falar sobre reconciliação, amor ao próximo, uma retomada de vida, da compaixão, do perdão. “O Papa apresenta um caminho de aprofundamento bíblico orante” disse, referindo-se à bula pontifícia de proclamação do Jubileu, Misericordiae Vultus. “O Papa não fala só de abrir a porta santa, em Roma, mas pede que todas as catedrais e santuários do mundo abram suas 'portas da misericórdia' para que o Jubileu seja visibilizado e bem vivido”, acrescentou.

Ainda de acordo com o Padre, Francisco propõe que o Ano da Misericórdia seja uma oportunidade de reflexão sobre diálogo inter-religioso e intereclesial, diálogo com a sociedade. “O Papa convida até mesmo os criminosos a um arrependimento, bem como as pessoas que praticam atos iníquos a uma mudança de vida. Fala, também, da conversão dos corruptos. Ele aborda, ainda, a centralidade da misericórdia no Cristianismo, que tem Jesus como a grande expressão da misericórdia do Pai. Isso deve fazer parte da essência pastoral da Igreja”, afirmou.

Preparação

Segundo Pe. Tarcísio, a Arquidiocese está se organizando para a vivência do Jubileu Extraordinário. “Além da Catedral, esperamos também nos santuários presentes em São Paulo peregrinações do Ano Santo”, explicou o Sacerdote, motivando os agentes de pastoral para que envolvam as paróquias e comunidades da Região na vivência do Ano da Misericórdia.

No Contexto do 11º Plano de Pastoral da Arquidiocese, que vigora até o final de 2016, o Jubileu será vivido na Igreja de São Paulo em sintonia com o destaque proposto para este último ano – “Animação bíblica da vida e da pastoral”.

“O que o Papa diz na bula do Ano Santo se fundamenta muito nos aspectos bíblicos, na nossa herança da Palavra. Isso será intensificado na conclusão desse quadriênio do nosso Plano de Pastoral”.

Fernando Geronazzo

Tags