Professor da PUC é citado na encíclica do papa

A A
Professor Marcelo Perine é citado na encíclica Laudato Sì'
Publicado em: 21/07/2015 - 10:30
Créditos: Edição nº 75 – Ano 6 do Jornal PUC-SP em Notícias – página 04

"Ser citado em uma encíclica papal foi algo inesperado. Mas como o papa tem sido surpreendente em outras atitudes de seu magistério, o fato até deixa de ser espantoso”, conta Marcelo Perine (Pós em Filosofia). O docente foi citado pelo papa Francisco em sua segunda encíclica, divulgada dia 18/6 pela Santa Sé.

Intitulado Louvado seja - Sobre o cuidado da casa comum, o texto discute ecologia, progresso e desenvolvimento sustentável e integral e menciona o livro Irrupción del pobre y quehacer fiiosofico. Hacia una nueva racionalidad (Buenos Aires, 1993), organizado por Perine e Juan Carlos Scannone.

A obra compila escritos produzidos nas reuniões anuais de um grupo de jesuítas filósofos latino-americanos, do qual Perine participou até 1993, sobre o tema da irrupção dos pobres. “É preciso chamar a atenção para o enfoque social e ético que o sumo pontífice dá à ecologia. A palavra ‘pobre’: por exemplo, aparece 58 vezes. A nota com nossa citação remete a um aspecto de um dos capítulos escrito por Scannone, e nela o papa aborda o que define como ‘experiência de salvação comunitária’, vivida pelos pobres nas vilas, chabolas e favelas da América Latina”, afirma.

Ao jornal PUC-SP em Notícias, Perine revela o inusitado do episódio em sua vida pessoal e acadêmica: "Sinto-me realmente honrado com a referência e a interpreto como reconhecimento de um trabalho acadêmico comprometido com os padrões de qualidade que regem a vida acadêmica de uma instituição como a PUC-SP”.

A encíclica está disponível no síte www.vatican.va, e a menção ao livro de Perine está na nota 117 (capítulo 4, parte 3, parágrafo 149). (T.P.)