PELO DIA DA CONSICÊNCIA NEGRA

A A
CORTEJO DO MONUMENTO ZUMBI DOS PALMARES ATÉ A IGREJA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS HOMENS PRETOS NO DIA DA CONSICÊNCIA NEGRA
Publicado em: 22/11/2021 - 15:00
Créditos: Redação

MISSA PELO DIA DA CONSICÊNCIA NEGRA

No sábado, dia 20 de novembro, a partir das 14h30, a Pastoral Afro-Brasileira realizou um cortejo com manifestações da cultura Afro, saindo da Praça Antônio Prado, no centro de São Paulo, exatamente do Monumento Zumbi dos Palmares em direção a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, no Largo do Paissandu, no Setor Catedral, para uma celebração eucarística a partir das 15hs, pelo Dia da Consciência Negra e também como Celebração parte das  Comemorações  pelos 310 Anos de Fundação da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário.

A celebração foi presidida pelo Padre Luiz Fernando Oliveira, Capelão da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos e concelebrada Padre José Enes de Jesus, pároco da Paróquia Territorial Paróquia Nossa Senhora da Assunção e São Paulo e também Paróquia Pessoal Nipo-Brasileira São Gonçalo, todas no Setor Catedral.

Na homilia, Pe. Luiz Fernando ressaltou: “Irmandade de Nossa Senhora do Rosario dos Homens Pretos é uma referência da Comunicada Negra, a Irmandade é Negra, aqui é uma pequena África, somos uma Comunidade Católica, que professa a Fé no Cristo Rei, desde a origem da nossa Caminhada em 1711 e todos que tem uma representatividade negra.

O Grito do dia da Consciência Negra em 1978, foi aqui no Centro de São Paulo e muitos dos nossos irmãos estiveram presentes e nossa irmandade sempre esteve presente no protagonismo de resistência na Cidade de São Paulo. Nossos Ancestrais tiveram muita coragem em buscar este espaço de resistência aqui em São Paulo.

Nossa Capela é uma Igreja de acolhida, todos que visitam nossa cidade visitam também nossa Capela e se sentem acolhidos, assim como em nossas casas. Aqui já acolhemos grandes personalidades da Nossa História, como o primeiro papa negro, personalidades da música, que já passaram por esta Capela, mas principalmente, acolhemos os pobres, pois nossa Irmandade acolhe a todos, pretos, brancos, pardos, porque a pobreza não tem cor. Aqui é uma casa de cultura negra, aqui é a nossa pequena África”.

Informações e fotos: Roseli Rodrigues Gomes dos Santos