Paróquias da região celebram Nossa Senhora do Carmo

A A
Festa de Nossa Senhora do Carmo
Publicado em: 27/07/2015 - 15:45
Créditos: Edição nº 3061 do Jornal O SÃO PAULO – página 21

A Paróquia e Basílica Nossa Senhora do Carmo na Bela Vista, região central de São Paulo, celebrou solenemente a festa de sua padroeira na quinta-feira, 16 de julho. A missa foi presidida pelo pároco, Fr. Rothmans Darles de Campos, e contou com a presença da comunidade dos frades Carmelitas e inúmeros fiéis que lotaram a Basílica.

Fr. Rothmans destacou que a Padroeira é invocada pela Ordem do Carmo como “senhora dos claustros, da vida interior aquela que desde as origens da Ordem, lá no Monte Carmelo, é modelo, âncora na dinâmica do bem-viver, na administração do carisma carmelitano”. “Para nós, carmelitas, é uma alegria celebrar todos os anos a Senhora do Carmo e a cada ano tem um sentido novo, especial”, acrescentou. A celebração também foi ocasião de os frades carmelitas renovarem seus votos diante da imagem da Padroeira.

A Festa foi preparada por um tríduo que, como em uma espécie de retiro espiritual, convidou os paroquianos a aprofundarem o tema “A alegria em servir a casa de Deus como Maria”. No fim de semana também aconteceu a festa social da Paróquia, que concluiu as comemorações na noite do domingo, 19 de julho, com uma procissão pelas ruas do bairro, seguida de missa.

História

Os Carmelitas começaram a sua fundação em São Paulo no ano de 1594, sendo erguida uma pequena Igreja que deu origem à atual Igreja da Ordem Terceira do Carmo, na esquina da rua do Carmo (atualmente Av. Rangel Pestana), no centro. Anos depois, os frades adquiriram uma chácara de flores na Rua Martiniano de Carvalho, onde construíram uma capela provisória, transferindo-se para lá em 1928.

No dia 1º de abril de 1934, o então arcebispo Dom Duarte Leopoldo e Silva inaugurou solenemente o grande templo que se tornaria matriz da Paróquia Nossa Senhora do Carmo instituída em 1940 pelo arcebispo seguinte, Dom José Gaspar de Affonseca e Silva.

Em 8 de dezembro de 1950 a Igreja foi elevada à categoria de Basílica Menor, por decreto do Papa Pio XII, publicado em 13 de maio do mesmo ano. Uma curiosidade pouco conhecida da basílica é o fato de até hoje haver expostas na sacristia as vestes usadas por este Pontífice, presenteadas pela Santa Sé como recordação de sua ligação com a história do templo.

Restauro

A Basílica está passando por uma restauração completa iniciada há 4 anos. Fr. Rothmans explicou que quando assumiu a paróquia o templo estava pedindo socorro. “Ao ver o estado da basílica, percebi que minha missão aqui, além de ser um instrumento para que Deus restaure almas, tenho que restaurar o templo. Afinal, a casa manifesta muito como estão os filhos dentro”.

De acordo com o Pároco, o restauro já está na metade, tendo a parte frontal da Basílica pronta e sendo concluída uma das laterais. “No começo eu fiquei um pouco assustado com a grandiosidade da basílica […]. Mas desde o primeiro momento não faltou ajuda e os frutos são visíveis. Aos poucos chegamos lá”, concluiu.

Ordem Terceira

A igreja histórica da Venerável Ordem Terceira do Carmo, no centro ficou lotada durante todo o dia para a celebração de Nossa Senhora do Carmo. Fundada em 1590, a Ordem Terceira é um ramo leigo associado ao carisma dos frades carmelitas e já teve entre os irmãos membros da corte brasileira, condes e barões, inclusive pessoas da Família Real. Hoje, o grupo conta com 40 irmãos entre professos, noviços e postulantes, sob a direção espiritual de Fr. Alonso Malaquias.

Entre os dias 7 e 15 de julho foi celebrada a novena preparatória, com a presença de frades carmelitas e de Dom Eduardo Vieira dos Santos,bispo auxiliar da Arquidiocese e vigário episcopal para a Região Sé. No dia 16 foram celebradas seis missas e distribuídos 3.700 escapulários de Nossa Senhora do Carmo, objeto de devoção que recorda parte da veste do hábito carmelitano, usado como sinal externo de devoção Mariana, que consiste na consagração à Virgem Maria.

Carreata na Aclimação

O Dia de Nossa Senhora do Carmo também foi festejado na Paróquia que recebe seu título no bairro da Aclimação. O ápice da festa, que começou com o tríduo preparatório, no dia 13 de julho, foi celebrado no domingo, 19 de julho, com uma carreata pelas ruas dos arredores com a imagem de Nossa Senhora levada em um carro do Corpo de Bombeiros. Em seguida, houve uma missa solene presidida por Dom Eduardo Vieira dos Santos.

Fernando Geronazzo