Paróquia Bom Jesus é referência

A A
Paróquia Bom Jesus é referência histórica e evangelizadora no bairro do Brás
Publicado em: 01/07/2021 - 13:30
Créditos: Redação

Paróquia Bom Jesus é referência histórica e evangelizadora no bairro do Brás

A história do bairro do Brás se identifica com a da Paróquia. Em 1765, a atual avenida Rangel Pestana, onde está localizada a matriz paroquial, era chamada de “Caminho da Penha”. O nome do bairro é atribuído ao português José Brás, que, em 1769, ergueu uma capela em honra a Bom Jesus de Matosinhos, devoção popular de Portugal e presente no Brasil colonial.

Mais tarde, em 1803, a capela foi substituída por uma igreja e, em 8 de junho de 1818, Dom João VI, rei de Portugal, decretou a criação da “Freguesia do Brás”, dedicada a Bom Jesus. Em 1896, começou a ser construída uma nova matriz paroquial, inaugurada em 1º de janeiro de 1903. 

Transformação

Nos últimos anos, o Brás tem passado por transformações próprias dos grandes centros urbanos. “Por muitas décadas, este bairro se caracterizou pelo comércio… Esse foi um grande desafio, porque a participação de fiéis na Paróquia era muito pequena. Porém, por mais comercial que o Brás seja, há pessoas que residem aqui. Então, começamos a ir à procura dessa população”, relatou Monsenhor Sergio Tani, Pároco há seis anos.

Mais recentemente, houve uma expansão imobiliária na região, com a construção de novos edifícios residenciais, que atraíram, especialmente, jovens famílias que optaram por morar no Brás por ser um bairro central e de fácil acesso aos meios de transporte.

Por isso, tem aumentado a frequência de casais jovens, incluindo uma quantidade significativa de pessoas que estão se reaproximando ou procurando a vida eclesial pela primeira vez. Alguns desses receberam a Crisma no domingo. “Não se trata apenas de uma catequese para a Crisma, mas para a iniciação à vida cristã desses adultos”, explicou o Monsenhor Sergio.

 

Para ler a reportagemcompleta clique aqui