Papa nomeia dom Walmor membro da Congregação para as Igrejas Orientais

A A
Publicado em: 19/02/2014 - 13:00
Créditos: Arquidiocese de Belo Horizonte

O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte (MG), dom Walmor Oliveira de Azevedo, foi nomeado pelo Papa Francisco, nesta quarta-feira, dia 19, membro da Congregação para as Igrejas Orientais.

Desde 2010, o Arcebispo é ordinário para os fiéis católicos de Rito Oriental residentes no Brasil e desprovidos de Ordinário do próprio rito.

A Congregação para as Igrejas orientais tem sede em Roma e é composta por um Prefeito Cardeal, 27 cardeais, um arcebispo e 4 bispos nomeados pelo Papa. Também são membros, os Patriarcas e Arcebispos Maiores das Igrejas Orientais e o Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos.

A Congregação é responsável por assegurar a unidade das Igrejas orientais católicas para incentivar o crescimento, a salvaguarda dos direitos e a integridade na Igreja Católica, do patrimônio litúrgico, disciplinar e espiritual , como os de várias tradições cristãs orientais. Além de contribuir para que as Igrejas Orientais se  mantenham vivas e desenvolvam as tradições mais genuínas.

Tags