OS TRÊS DIAS DE REALIZAÇÃO DO ENCONTRÃO DE CASAIS COM CRISTO

A A
ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO (ECC) - JUBILEU DE OURO NESTE ANO, SOB O LEMA ‘CREMOS NA VIDA, CREMOS NA FAMILIA’
Publicado em: 13/07/2020 - 13:45
Créditos: Redação

PUBLICAÇÃO EM 13/07/2020

OS TRÊS DIAS DE REALIZAÇÃO DO ENCONTRÃO DO JUBILEU DO ECC

Nos dias 10, 11 e 12 de julho de 1970 o primeiro Encontro de Casais com Cristo (ECC), criado pelo padre Alfonso Pastore, foi realizado na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia, em São Paulo. Há exatos 50 anos depois, portanto, neste último fim-de-semana realizou-se, no mesmo local, Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, o intitulado “Encontrão do Jubileu do ECC”. Foi uma iniciativa criativa que os casais da Paróquia e integrantes do ECC, pensaram para substituir as comemorações presenciais que estavam planejadas para esta importante data, antes que estes tempos difíceis de pandemia global chegassem.

As ações foram todas realizadas online e nos três dias de duração o Encontrão voltamos às suas origens para conhecer melhor o espírito missionário extraordinário de seu fundador, Pe. Alfonso Pastore, que também foi Pároco na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, de junho de 1968 à junho de 1977 e de agosto de 1980 à junho de 1981

Através de depoimentos de casais que conviveram com o Pe. Alfonso em seus primórdios, pode-se até rever uma gravação com a voz do próprio sacerdote, além dos vários depoimentos relatando os trabalhos desse serviço-escola, espalhado pelo Brasil inteiro e até no exterior, também com mensagens de casais de todos os cantos mostrando a unidade e ao mesmo tempo diversidade de cada realidade onde o ECC está implantado.

O evento contou com a participação dos Padres que acompanham as equipes e os casais, como o Pe. Élcio Roberto de Góes, Diretor Espiritual do Regional Sul 1, o Pe. João Affonso Zago, Camiliano, Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia e colega o Pe. Alfonso Pastore, que hoje encontra-se na cidade natal de ambos, Iomerê, SC, onde tinha o seminário dos camilianos. Também participou de forma intensa, o Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, Pe. Adailton Mendes da Silva, também camiliano e Dom Adair José Guimarães, Bispo da Diocese de Formosa, GO e Assistente Eclesiástico Nacional do ECC.

No sábado à noite houve um emocionante momento de adoração ao Santíssimo Sacramento e no domingo, 12/07 para o encerramento do evento tivemos o terço pelas famílias e em honra a São Camilo e logo após, a partir das 11h30, a Missa celebrando os 50 anos do Encontro de Casais com Cristo (ECC), presidida pelo Pe. Adailton Mendes da Silva, MI.

Tudo feito com muita criatividade para driblar riscos e com a participação mínima de pessoas na organização. Enfim, tratou-se de uma comemoração simples, alegre, cheia de espiritualidade que uniu o serviço-escola de norte a sul do país e até do exterior, com certeza da forma como Deus planejou.

Nestes 50 anos o ECC já atingiu mais de três milhões de casais, restaurou muitas famílias e resgatou muitos católicos para a vida comunitária eclesial. Com certeza é um serviço muito vivo e ativo na Igreja e também ainda muito necessário diante de tantos desafios enfrentados pelas famílias de hoje. O lema nacional escolhido para este ano jubilar revela sua atualidade: “ECC 50 anos, cremos na vida, cremos na família”.

O evento está disponível para ser assistido pelo canal do You Tube da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia: igrejadapompeia ou clique abaixo para assistir 

Vídeo como áudio original do Pe. Alfonso Pastore falando sobre oração

Jubileu 50 anos do ECC - 1º dia (10/07/2020)

Jubileu de 50 anos ECC - 2º dia parte da manhã (11/07/2020)

Jubileu 50 anos ECC - 2º Dia parte da tarde (11/07/2020)

Encerramento Jubileu ECC - 3º dia (12/07/2020)

Terço pelas Famílias e Missa de Encerramento do Jubileu ECC - 3º dia (12/07/2020)

Informações: Ana Cristina Paula Lima e José Roberto Berretta (Casal Coordenador do ECC na Região Sé)

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

INFORMAÇÕES DO SITE DA CNBB (História do Pe. Alfonso Pastore e do ECC)

Uma programação especial vem sendo desenvolvida por todo o Brasil para celebrar os 50 anos de criação do Encontro de Casais com Cristo (ECC) criado pelo padre Alfonso Pastore, em abril de 1970, data em que o religioso ele teve uma inspiração e anotou o que veio à mente: uma sequência de palestras, testemunhos e sociodramas. Nascia assim o Encontro de Casais com Cristo.

Jornada do criador

O lançamento do período Jubilar aconteceu durante o XXII Congresso Nacional do ECC realizado em Brasília em julho de 2019. Em 50 anos de existência, mais de 3 milhões de casais vivenciaram o Encontro de Casais com Cristo e testemunham as mudanças em suas vidas.

Padre Alfonso Pastore, nasceu no dia 8 de novembro de 1932 no município de Soledade, no Rio Grande do Sul. Quando ainda era criança, a família resolveu se mudar para Iomerê, em Santa Catarina, onde mais tarde ele ingressou no seminário.

Embora tenha se tornado conhecido como o criador do ECC, o padre Alfonso Pastore criou encontros semelhantes para jovens, adolescentes e famílias incompletas; trabalhou na formação de pequenas comunidades em todos os lugares por onde passou; criou uma forma diferenciada de preparar os casais para o matrimônio e teve uma atuação destacada na Pastoral Carcerária, denunciando as condições precárias dos presídios brasileiros. Participou das discussões sobre este assunto na Assembleia Nacional Constituinte em 1987.
Vítima de um câncer no cérebro, o padre Alfonso morreu, aos 67 anos, no dia 17 de março de 2000 na cidade de Vitória (ES) e foi sepultado, a pedido, em Iomerê. Na lápide de seu túmulo está a frase que o acompanhou por toda a vida: “Se não for para ir para o céu, não vale a pena viver”.

ECC na história

O mundo passou por grandes transformações sociais, econômicas, políticas e culturais na segunda metade do século XX, o que afetou – em demasia – a vida da sociedade como um todo, com claras evidências da expansão do materialismo.

Essa “nova visão” do mundo começou a preocupar um jovem sacerdote de nome Alfonso Pastore, criado em um ambiente de interior e em uma família muito religiosa. Alfonso foi ordenado sacerdote em 1958, com 25 anos, pela ordem de São Camilo, conhecidos como padres camilianos.

Em 1968, Padre Alfonso Pastore foi transferido para a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no bairro Pompeia, em São Paulo. A paróquia já desenvolvia um trabalho de evangelização voltado às famílias, mas o sacerdote ainda achava pouco. A preocupação dele com a evangelização só aumentava e ele queria agir com urgência.

A inquietação tomava conta daquele sacerdote. Em uma noite, no mês de abril de 1970, ele teve uma inspiração e anotou o que veio à mente: uma sequência de palestras, testemunhos e sociodramas. Nascia assim o Encontro de Casais com Cristo. A proposta foi encaminhada à Arquidiocese de São Paulo e teve a aprovação do então arcebispo, dom Paulo Evaristo Arns.

Padre Alfonso Pastore não perdeu tempo e tratou de organizar o primeiro encontro com a máxima urgência. E nos dias 10, 11 e 12 de julho de 1970 foi realizado o primeiro ECC na Paróquia Nossa Senhora do Rosário em Pompeia. Outros encontros foram realizados logo em seguida, nos meses de agosto, setembro e outubro.

O ECC se expandiu rapidamente para outras paróquias de São Paulo, para outras cidades do Estado de São Paulo, gradativamente para outros brasileiros e, finalmente, para todo o País.

O rápido crescimento exigia a criação de normas que mantivessem a essência do encontro onde quer que ele fosse realizado em qualquer lugar do País. Assim, em 1985, foi criado o Documento Nacional, reunindo os conteúdos produzidos pelo próprio Padre Alfonso Pastore e pelo casal Kleber Antonio Ferreira e Laureci Henriqson Ferreira, de Porto Alegre, com a contribuição das coordenações regionais. O Documento Nacional é uma espécie de Constituição do ECC.

Prece

Rogamos a Deus que continue abençoando a evangelização das famílias no Brasil através do Encontro de Casais com Cristo que celebra seu jubileu de Ouro. Cremos na vida, cremos na família. Rezemos!

Fonte: https://www.cnbb.org.br/em-2020-encontro-de-casais-com-cristo-vive-um-te...

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

PUBLICAÇÃO EM 06/07/2020

ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO ESTÁ COMPLETANDO SEU JUBILEU DE OURO NESTE ANO, SOB O LEMA ‘CREMOS NA VIDA, CREMOS NA FAMILIA’

50 anos se passaram desde que em 1970 por iniciativa do padre Alfonso Pastore, na época pároco da Paróquia Nossa Senhora Do Rosário de Pompeia, do Setor Perdizes, da Região Episcopal Sé, efetuou o primeiro E.C.C. (Encontro de Casais com Cristo), um serviço escola da igreja católica para a família.

Para comemorar, foi organizado o evento ‘ENCONTRÃO DO JUBILEU DO E.C.C.’, que acontecerá nos dias 10, 11 e 12 e julho, próxima sexta, sábado e domingo, e poderá ser acompanhado ao vivo pelo canal da paróquia no You Tube.

Na sexta-feira, dia 10, o início será às 19 h seguido da abertura do jubileu e programação que se seguirá até 22 h.

No sábado, dia 11 o início será 10 h e a programação seguirá até às 20 horas, finalizando com adoração ao Santíssimo Sacramento.

No domingo, dia 12, o início será às 9h30 e término às 11h30 com Missa Celebrativa pelos 50 anos do E.C.C. e Terço da Família.

Os casais encontreiros poderão acompanhar as comemorações do jubileu, ao vivo na próxima sexta-feira dia 10, a partir das 19 horas, pelo canal da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia que é o youtube.com/igrejadapompeia. 

Informações: Ruy Halasz

Clique aqui para ver o Cronograma Simples

Clique aqui para ver o Cronograma detalhado