O que aprendemos ao assumir o ato de ser dizimista

A A
<p>Em sua infância bondade, Deus convida-nos a, junto com ele, completar a &nbsp;sua obra.</p>
Publicado em: 01/08/2014 - 08:45
Créditos: Jornal O São Paulo - ed nº 3012

O dízimo é o plano econômico-pedagógico de Deus para que participemos ativamente da continuidade da obra da criação. Em sua infância bondade, Deus convida-nos a, junto com ele, completar a sua obra.

O dízimo é um dos caminhos. Por meio dele, colaboramos com nosso irmão evangelizando-o e amparando-o em suas necessidades espirituais e materiais.

Com o ato de ser dizimista, aprendemos sua espiritualidade, aprendemos a compartilhar. O que é a espiritualidade do dízimo? Ao assumirmos o dízimo, o Espírito Santo vai iluminando nossos atos gradativamente, de acordo com o “eu” mais profundo de cada um. E, na medida do entendimento e disponibilidade de cada pessoa, vai soprando lindas lições de sabedoria e discernimento, do aprendizado de dividir os bens e os dons. Deus é pai, amor, misericórdia, mestre e sabe quais lições necessitamos.

E, quais são as lições? São aquelas que tornam nosso dízimo agradável a Deus:

  • Praticar o perdão: assim como nós perdoamos nossos devedores.
  • Amar nosso irmão: amar o próximo como a ti mesmo.
  • Ter confiança em Deus: do Senhor eu digo: ”Ele é meu refúgio, minha fortaleza, meu Deus: nele Confio!” (Salmo 91,2).
  • Superar as amarras do egoísmo: ao oferecer o dízimo, estamos quebrando as amarras do egoísmo, dividindo.
  • Agir com coragem: aprendemos a vencer o medo e a insegurança.
  • Exercitar a justiça, misericórdia e fidelidade: “[...] Antes de oferecer o dízimo, o dizimista deve em primeiro lugar praticar a justiça, misericórdia e fidelidade.” (Mt 23,23).
  • Comprometer-se com corresponsabilidade: “[...] assumir as responsabilidades da Igreja junto com o pároco e a comunidade”.
  • Zelar pela pontualidade: “[...] manter o dízimo sempre em dia”. Quem ajuda a manter a casa de Deus, Deus ajuda a manter a sua casa.
  • Buscar a perseverança: “[...] o exercício de oferecer o dízimo mensalmente, na mesma data, torna-nos mais fortes na fé”.
  • Viver na alegria: “[...] a alegria faz bem ao homem, é tesouro de santidade. Um coração alegre mantém o homem em vida e o contentamento prolonga a duração de seus dias” (Sl 30,22).

Vamos tentar seguir as lições citadas para sermos dizimistas ativos e cristãos amadurecidos na fé! E nesse sentido, precisamos rezar muito, a oração liga-nos a Deus. E a benção maior que o dizimista recebe é a de a cada mês ficar um pouquinho mais santificado e sábio, na doação e no exercício do amor aos irmãos, na confiança em Deus, na superação do egoísmo, do medo e da insegurança, na perseverança e na vivência da plena alegria.

Assim, podemos dizer em oração: Senhor, é desafiador ser dizimista. Pedimos que nos mantenha fiéis ao Senhor, ao exercício do dízimo e a melhor vivência na comunidade, num aprendizado constante!