‘O Catequista não deve pregar uma ideologia, mas uma Catequese que coloca Cristo como o centro’

A A
<p>Cerca de 300 pessoas participaram da Semana de Iniciação à Vida Cristã da Região Episcopal Sé.</p>
Publicado em: 24/02/2015 - 08:15
Créditos: Edição nº 3039 do Jornal O SÃO PAULO – página 21

Cerca de 300 pessoas participaram da Semana de Iniciação à Vida Cristã da Região Episcopal Sé, realizada de 9 a 12, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no Sumaré, na zona oeste de São Paulo.


Assessorados pelo Padre Carlo Maria Battistoni, membro do Centro Bíblico Regnum Dei, de Ponta Grossa (PR), o grupo refletiu sobre “O Encontro com Jesus: O Caminho”, através do Evangelho de Marcos e da exortação apostólica Evangelii gaudium.

“No mundo de hoje, a insatisfação e o individualismo norteiam a vida das pessoas. Então, o que faz o catequista levar o Evangelho? É o desejo de que a alegria do Evangelho atinja a todos os homens. O Catequista não deve pregar uma ideologia, mas uma Catequese que coloca Cristo como o ‘centro’. A primeira motivação para evangelizar é o amor que recebemos de Jesus (Evangelii gaudium 264)”, refletiu o assessor.

No segundo dia de encontro, os participantes receberam a visita de Dom Eduardo Vieira dos Santos, bispo auxiliar da Arquidiocese e vigário episcopal para a Região Sé, que saudou e incentivou a todos na formação para a iniciação à vida cristã.

Para o coordenador da Animação Bíblico-catequética da Região Sé, Padre Marcelo Delcin, a Semana de Iniciação à Vida Cristã foi um momento muito precioso de renovar nos agentes o encontro com Deus e também de animação da pastoral. “Buscamos refletir sobre os critérios de discernimento para o verdadeiro encontro com Jesus Cristo, primeiro passo de onde parte a evangelização”, disse.

Padre Marcelo, que também à assistente eclesiástico da Animação Bíblico-catequética da Arquidiocese de São Paulo, explicou que esse encontro acontece em sintonia com as demais regiões episcopais, que também abordaram esse tema. “Este é o primeiro passo do projeto amplo de implementação do processo de iniciação à vida cristã na Arquidiocese”.

Fernando Geronazzo
colaborou Ana Luiza José

Tags