Novos diáconos Scalabrinianos têm missão junto aos migrantes

A A
Ordenação de três novos diáconos para a missão de auxiliar os migrantes
Publicado em: 11/08/2015 - 09:00
Créditos: Edição nº 3063 do Jornal O SÃO PAULO – página 21

A Congregação dos Missionários de São Carlos Borromeu (Scalabrinianos) acolheu três novos diáconos no sábado, dia 1° de agosto, na Paróquia Nossa Senhora da Paz, no centro. O peruano Eber Oblitas Cabrera, o mexicano Felimón Rodrigues Sixtos e o haitiano Pierre Vertus foram ordenados diáconos pela imposição das mãos de Dom Eduardo Vieira dos Santos, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Sé.

Com o lema “Eu era estrangeiro e me acolhestes (Mt 25,35)”, os Scalabrinianos têm por missão acompanhar os migrantes em diferentes realidades. “Nossa missão surgiu com o atendimento aos migrantes italianos e depois, com o passar do tempo, com a intuição do fundador, o Beato João Batista Scalabrini, está aberta aos migrantes de todas as nacionalidades”, explicou o Pe. Agenor Sbaraini, superior provincial regional da Congregação, que compreende Peru, Bolívia, Argentina, Paraguai, Uruguai, Brasil e Chile.

Nascido em 20 de novembro de 1981, no departamento de Amazonas, no Peru, o Diác. Eber ingressou no seminário em 2005. Veio para o Brasil há quatro anos para concluir os estudos teológicos e agora atuará pastoralmente na província da qual o Brasil faz parte.

O Diác. Felimón nasceu em 4 de maio de 1981, na cidade de Irámuco, no México. Ele ingressou na Congregação em 2005. Em 2013, foi enviado a Manaus (AM) para experiência pastoral e agora atuará na província que compreende o leste dos Estados Unidos, Colômbia, Equador, Venezuela e Haiti.

Natural de Coupeau, no Haiti, o Diác. Pierre nasceu em 15 de novembro de 1978, e iniciou a formação religiosa em 2005. Passou pelo México de 2008 a 2010 e, em seguida, atuou na Paróquia Nossa Senhora da Paz. Agora, ele desempenhará o diaconato na região que compreende o oeste do Canadá e dos Estados Unidos, México, Guatemala e EI Salvador.

“Recebendo o ministério ordenado, serão transformados por dentro, pelo sim de vocês a Jesus Cristo, que um dia vos chamou antes mesmo que fossem formados no ventre materno”, afirmou Dom Eduardo, na homilia. Ele convidou a comunidade a apoiar e acompanhar pela oração os novos diáconos. “O sim que vocês deram à Igreja, de modo particular, à vida religiosa, hoje pedindo o ministério diaconal, seja acolhido por todo o povo de Deus”.

Fernando Geronazzo