Nas Paróquias da Região Episcopal Sé

A A
AS CELEBRAÇÕES PARA O DIA NACIONAL DO ECC NA REGIÃO SÉ
Publicado em: 11/07/2022 - 15:00
Créditos: Redação

No dia 10 de julho último as paróquias em todo Brasil que possuem o Encontro de Casais com Cristo (ECC), o serviço-escola que comemorou seu jubileu em 2020, celebraram o Dia Nacional do ECC, recordando o primeiro encontro idealizado pelo Pe. Alfonso Pastore, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, no Setor Perdizes da Região Episcopal Sé, em São Paulo nos dias 10, 11 e 12 de julho de 1970. A celebração foi um reconhecimento da Igreja dos frutos colhidos por este serviço, em todo este tempo, sempre em favor da evangelização das famílias. Os números alcançados, só não são maiores do que o valor dos testemunhos que se pode facilmente ouvir de quem viu seu casamento, o relacionamento familiar e o seu retorno à igreja se concretizar de forma que só mesmo a ação do Espírito Santo poderia explicar. Conversando com muitos casais que se deixaram abraçar por essa graça será comum ouvir: “nossa família, ou nosso casamento se transformou depois do ECC…” Talvez essa ação tão eficaz na vida de cada casal e suas famílias possa explicar um pouco a expressão e magnitude que este movimento alcançou neste tempo. Hoje, além de presença em quase todas as dioceses do Brasil, já foi implantado em outros países, como no Canadá e em breve em Portugal.

Na região Sé este serviço está presente em dez paróquias, onde aconteceram missas celebrativas em ação de graças por este dia.

Na Paróquia São Paulo da Cruz - Calvário, do Setor Pinheiros, ao final da celebração o pároco, Pe. Norberto Brocado, CP, que é também diretor espiritual do ECC, fez um pequeno histórico do Encontro, lembrando o quão importante é este serviço-escola para as Famílias. Ressaltou a magnitude do ECC e o atingimento de mais de 3 (três) milhões de casais ao longo desses 52 anos de atividades no Brasil.

Já na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia, onde o ECC nasceu, a missa foi transmitida pelas redes sociais da paróquia e o pároco, Pe. Adailton Mendes da Silva, MI, salientou que o ECC é o braço aberto que acolhe e ajuda as famílias. Deu graças a Deus pelo bem tão grande que vem fazendo ao longo destes 52 anos, não só onde nasceu, mas em outras tantas dioceses espalhadas pelo Brasil e por outros países onde foi implantado. Durante a celebração, o Pe. Adailton também deu a benção ao casal Pascoal e Maria Alice, que completaram 40 anos de casados.

Informações: Cassiano e Norma Pesce  - Casal ECC Regional

Fotos: Tais Menegatti – Pascom Nossa Senhora do Rosário de Pompéia

 

Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia