na Paróquia Senhor Bom Jesus dos Passos: "Temos que combater primeiro o pedado dentro de nós"

A A
DOM CARLOS CELEBRA NA PARÓQUIA SENHOR BOM JESUS DOS PASSOS - NA HOMILIA DESTACA: “TEMOS QUE COMBATER, PRIMEIRO, O PECADO DENTRO DE NÓS”
Publicado em: 30/08/2021 - 15:45
Créditos: Redação

“TEMOS QUE COMBATER, PRIMEIRO, O PECADO DENTRO DE NÓS”

Na manhã do 22º domingo do Tempo Comum, 29/08, às 10h, Dom Carlos Lema Garcia, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e Vigário Episcopal para a Região Sé presidiu a Missa na Paróquia Senhor Bom Jesus dos Passos, no Setor Pinheiros e concelebrou o Pároco, Pe. Victor Bertoli, auxiliados pelo Diácono Permanente Sérgio Blain.

Na homilia, Dom Carlos destacou um trecho do Evangelho (Mc 7, 14-15;21-23), onde alguns Fariseus e Judeus, questionaram Jesus sobre os seus discípulos comerem sem antes lavar as mãos, como era a tradição e não apenas motivado pela higiene e, 6Jesus respondeu: “Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. 7De nada adianta o culto que me prestam, pois, as doutrinas que ensinam são preceitos humanos’. 8Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”. Segundo Dom Carlos, Jesus não estava desprezando as tradições, mas queria mostrar o erro de preocupar-se mais com as formas do que com o essencial, ou seja, com o coração.

Deus se queixa de que as pessoas até rezam, honram os lábios, mas seu coração está longe. Não adianta falar coisas boas, ter bons desejos, boas intenções, belas palavras se o coração não está com Deus. Deus quer o nosso coração.

Temos que combater, primeiro, o pecado dentro de nós. Os pecados como maus desejos, maldades, juízos e críticas aos outros, raivas, ambições, enganar nos negócios, roubar, inveja. Calúnia (ofensas mentirosas, acusações falsas), o orgulho de não reconhecer os próprios erros.

Tudo isso, representa uma série de pecados interiores e que, muitas vezes, não damos a importância que têm.

Pensando mal ou falando mal de pessoas más, a gente também está se comportando mal.

Porque fazemos isto? Porque muitas vezes os erros e pecados dos outros parecem grandes em comparação com os nossos. Se nos sentimos no direito de julgar os outros é porque nos consideramos superiores ou isentos de erros.

E finalizou: “Agimos assim, quando na verdade, devemos agir praticando a caridade sem querer receber nada em troca, sem julgar. Ouvir alguém sem julgamento, somente para dividir a preocupação, dar um conselho, uma oração, entender que são diferentes de nós. Fazer o bem àqueles que nunca terão oportunidade de retribuir. Devemos ficar atentos aos pedidos e necessidades dos outros”.

Padre Victor Bertolli, agradeceu a vinda e cordialidade de Dom Carlos à Paróquia, destacando que sua palavra foi profética e disse: “Obrigado Dom Carlos. Volte sempre!

Ao final da celebração, Dom Carlos visitou as dependências da paróquia e casa paroquial e encerrou a visita com um almoço.

Informações: Pascom Paroquial

Fotos: Gustavo Rodrigues de Freitas

Dom Carlos (ao centro), Pe. Victor Bertolli (à direita) e Diácono Permanente Sérgio Blain (à esquerda)