na Paróquia Nossa Senhora do Brasil, celebrada por Dom Carlo, destaca "Que a luz de Cristo gloriosamente ressuscitado, dissipe as trevas do coração e da mente"

A A
DOM CARLOS CELEBRA A VIGILIA PASCAL NA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO BRASIL
Publicado em: 18/04/2022 - 14:45
Créditos: Redação

No sábado Santo, 16 de abril, a partir das 19h, Dom Carlos Lema Garcia, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e Vigário Episcopal para a Região Sé, presidiu a cerimônia da Vigília da Páscoa da Paróquia Nossa Senhora do Brasil, no Setor Pastoral Jardins, juntamente com os padres Michelino Roberto, o pároco e Bruno Muta Vivas.

Mantendo o silêncio, a vigília iniciou fora da igreja com o ritual do fogo e da luz que evoca a ressurreição de Jesus. Após a benção do Círio Pascal e inserção dos cinco grãos que representam as cinco chagas da crucifixão de Cristo, foram adentrando na igreja escura, juntamente com os fiéis segurando velas acessas até o Círio ser colocado no altar. As velas se apagam e tem início a celebração

Dom Carlos inicia a homilia dizendo que esta celebração é o ponto culminante do ano litúrgico, é a celebração central de toda a igreja, onde iniciamos com a liturgia do povo e o sacerdote abençoa o Círio e já faz o anuncio do que esperamos: "Que a luz de Cristo gloriosamente ressuscitado, dissipe as trevas do coração e da mente. Estamos aqui hoje porque atravessamos o mar vermelho pelas águas do batismo, pois hoje seguimos a luz do Círio Pascal que nos indica o caminho da vitória. Podemos deixar para trás, tudo aquilo que nos separa de Deus e dos outros e começar uma vida segundo Deus, uma vida elevada.”

E, após a homilia, Dom Carlos convocou a comunidade a renovar as promessas do Batismo com as velas acessas pela Luz do Círio Pascal abençoado. Após a comunhão, ao final da celebração, ao som do “Aleluia”, fiéis entraram com a imagem do Cristo Ressuscitado e Dom Carlos proclamou Cristo ressuscitou e está entre nós!

A celebração foi transmitida pelo canal YouTube da Paróquia - para acessar, clique aqui

Informações e fotos: Luciana Tabith – Pascom Paroquial

Texto:  Centro Pastoral