Na Mooca, a devoção centenária a San Gennaro

A A
<p>A paróquia São Januário é muito Tradicional no bairro da Mooca, muito por conta das festas de rua</p>
Publicado em: 24/09/2014 - 10:30
Créditos: Edição nº 3020 do Jornal O SÃO PAULO – página 21

A Paróquia São Januário, tradicional no bairro da Mooca, celebrou seu padroeiro popularmente conhecido pelo nome italiano, San Gennaro, na sexta-feira, 19 de setembro, com missa solene presidida pelo arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer.

Em 2014, a Paróquia também comemora seu centenário. Além das celebrações religiosas, de 5 de setembro a 6 de outubro, acontece a 41ª Festa de San Gennaro, com barracas típicas e atrações culturais. No domingo, 21 de setembro, houve uma procissão pelas ruas do bairro com a imagem de San Gennaro, cuja devoção chegou ao Brasil pelos imigrantes italianos, sobretudo da cidade de Nápoles.

Na homilia, Dom Odilo destacou o testemunho de São Januário, bispo martirizado no século IV, vítima da perseguição do Império Romano aos cristãos. “Os mártires são para nós exemplo de firmeza e perseverança na fé. Eles nos encorajam para que nós também tenhamos firmeza na fé”, disse.

O Cardeal também afirmou que essa não é uma realidade somente dos primeiros séculos. “O século XXI começou com muitos martírios. Este ano mesmo, estamos vendo muitos mártires”, disse o Cardeal, referindo-se às recentes noticias de cristãos perseguidos e mortos, sobretudo, no Oriente Médio e na África. “Isso está acontecendo nos nossos dias. Cristãos que estão enfrentando toda a série de perseguições, calúnias, condenações injustas, por causa do nome de Cristo, por causa da fé cristã”.

Ao falar sobre o centenário da Paróquia, comemorado em fevereiro, Dom Odilo estimulou os paroquianos a ajudar a escrever o próximo centenário, sendo testemunhas de Jesus Cristo na cidade de São Paulo.

O pároco, Padre Claudiomiro Bispo, apresentou a Dom Odilo as lideranças pastorais e os voluntários da festa para serem abençoados. Ele afirmou ao O SÃO PAULO que a comunidade tem se tornado cada vez mais viva e participativa, sobretudo, no sentido religioso. “A festa geralmente era conhecida pelo seu aspecto cultural. Nos últimos anos, temos nos empenhado em estimular a dimensão de fé e devoção ao padroeiro”.

Denise Baroni Fazenda, 76, frequenta a Paróquia há 15 anos e é bastante devota de São Januário. “Ele é um grande exemplo de fé que nos sustenta e dá força para enfrentarmos os problemas da vida. Já alcancei muitas graças pela intercessão dele”.

Fernando Geronazzo