Na Assembleia Geral da CNBB, bispos destacarão a vida e missão dos leigos

A A
54ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida
Publicado em: 13/04/2016 - 14:15
Créditos: Edição 3096 do Jornal O SÃO PAULO – página 22

"Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade - Sal da Terra e Luz no Mundo" é o tema central da 54ª Assembleia Geral da CNBB, aberta na quarta-feira, 6 de abril, em Aparecida (SP). São esperados para o evento, que segue até o dia 15 de abril, aproximadamente 320 bispos, entre ativos e eméritos, dos 18 regionais da Conferência.

A reflexão sobre o tema central foi iniciada em 2014, durante a 52ª edição da Assembleia dos Bispos, que resultou na publicação do documento de estudo 107. Na Assembleia de 2015 foi aprovada uma nova edição ampliada do estudo (107 A), com revisões e emendas. Após receber novas contribuições dos bispos e de leigos engajados em diversas partes do Brasil, uma nova versão do texto será apresentada ao episcopado nesta Assembleia, que poderá ser aprovado e publicado como um documento oficial da CNBB.

O bispo de Caçador (SC) e presidente da Comissão Episcopal para o Laicato, Dom Severino Clasen, explicou, ao O SÃO PAULO, que o texto agora tem uma linguagem mais simples e direta que as versões anteriores. "Somos nós, os bispos, falando diretamente para os nossos queridos cristãos leigos pela grande colaboração que eles trazem para a Igreja e para a sociedade. Queremos, em primeiro lugar, agradecer e dar todo esse apoio e incentivo ao papel importantíssimo que eles têm", afirmou.

Ainda de acordo com o Bispo, o texto reforça o papel do leigo enquanto sujeito da vida eclesial, não como alguém que está a serviço da hierarquia. "Os leigos são também Igreja e, por isso, é preciso que assumam o seu papel como protagonistas e sujeitos dessa Igreja. Cada um tem a sua função dentro de um corpo, cuja cabeça é Cristo".

Ao longo destes dois anos, foram muitas as contribuições vindas de todas as partes da Igreja no Brasil. Entre as propostas que chamaram a atenção da Comissão para o Laicato, Dom Severino apontou as sugestões quanto à necessidade de uma linguagem mais simples e direta, além do destaque maior para os pronunciamentos do Papa Francisco sobre o tema, assim como referências ao Documento de Aparecida e aos textos da própria CNBB.

"Há um acréscimo considerável nesse sentido. Os próprios documentos do Concílio Vaticano II e a Exortação Apostólica Pós-sinodal Christifideles laici [de São João Paulo II] são de grande contribuição”, acrescentou, informando, ainda, que o texto está "recheado de citações" que valorizam a riqueza daquilo que a Igreja já escreveu sobre o tema.

'EM SAÍDA'

O texto também traz as recentes contribuições do Magistério do Papa Francisco, especialmente da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium e da Encíclica Laudato si'. Na perspectiva do conceito de "Igreja em saída”, reforçada pelo Papa Francisco, a proposta de documento do episcopado dá destaque para a índole secular da vida e da missão dos cristãos leigos. "Que o leigo não fique preso à parte interna da Igreja. O específico do leigo é o mundo secular, é onde ele tem sua família, seu emprego, sua atuação social. Essa é a injeção de ânimo que nós queremos dar, que o leigo se torne fermento na massa, que se sinta como ramo da videira ligada ao tronco, que é o Cristo".

ELEIÇÕES E MOMENTO POlÍTICO

Entre os temas prioritários previstos estão o recente Sínodo dos Bispos sobre a família, questões sobre a liturgia na vida da Igreja, as mudanças do quadro religioso no País e a conjuntura político-social. Também será publicado o novo volume da série "Pensando o Brasil”, que apresenta a visão do episcopado brasileiro acerca de temas da realidade do País, este ano com o tema "Crises e superações".

Em 2014, na 52ª Assembleia Geral, foi elaborado o primeiro volume do subsídio, que tratou dos "Desafios diante das eleições 2014”, com indicações para o pleito eleitoral que estava em curso. No ano passado, o texto abordou as desigualdades. Em 2016, os bispos devem dar pistas para as eleições municipais.

FAMÍLIA EM FOCO

Entre os temas diversos, há um que está relacionado à questão do Batismo e registro de crianças adotadas por casais do mesmo sexo. O bispo de Osasco (SP) e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família, Dom João Bosco Barbosa de Sousa, explicou à reportagem que essa é uma questão que já foi tratada em outros encontros do episcopado diante de uma realidade que está surgindo e que, muitas vezes, tem gerado dúvida quanto ao modo de proceder diante dessas situações. "É preciso que tenhamos muita clareza”, afirmou.

Dom João Bosco disse, ainda, que esse tema será tratado na perspectiva do que o Papa Francisco tem abordado sobre a necessidade de uma acolhida com misericórdia, uma vez que já há pessoas de diferentes situações que buscam batizar as crianças que estão sob sua responsabilidade legal. "É muito importante lembrarmos que o Papa Francisco, nos seus pronunciamentos, e a própria Igreja jamais mudaram qualquer aspecto da doutrina a respeito dessas questões. Porém, é necessário que nós acolhamos todas as pessoas com o respeito e a dignidade devidos", reiterou o Bispo.

Outro tema relacionado à família é a proposta de um vade mecum, isto é, um livro de referência, do Motu Proprio Mitis Iudex Dominus Iesus, do Papa Francisco, que apresenta mudanças nos processos de verificação de nulidade matrimonial, em vigor desde dezembro do ano passado.

"Temos uma grande expectativa de que haja um esclarecimento para todas as dioceses, uma vez que o Motu Proprio estabelece alguns princípios básicos, mas não detalha, não norteia aqueles que irão atuar nessa área dos tribunais diocesanos nas causas de nulidade que o Papa Francisco chama de evidentes”, comentou Dom João Bosco, que reiterou, ainda, que essas mudanças são referentes à maneira de conduzir os processos e não às causas e motivações para que seja declarada a nulidade de um Matrimônio. "São muitos os casos de segunda união que poderão ser regularizados a partir dessa norma que não modifica os princípios, mas somente os ritos processuais”, complementou.

PROGRAMAÇÃO

A 54ª Assembleia Geral da CNBB foi iniciada às 7h30, da quarta-feira, 6 de abril, com uma missa no Santuário Nacional de Aparecida. Em seguida, acontece a cerimônia de instalação da Assembleia, no auditório do Centro de Eventos Padre Vítor Coelho, onde acontecerão os trabalhos, que serão desenvolvidos em quatro sessões. No sábado, 9, e no domingo, 10, acontece o retiro espiritual dos bispos, este ano, orientado pelo presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, o Cardeal Gianfranco Ravasi. As atividades seguem até o dia 15.

Fernando Geronazzo