Monsenhor Sergio Tani toma posse na Paróquia Bom Jesus do Brás

A A
Instituída em 1818 pelo rei Dom João VI, Paróquia no Brás tem origem portuguesa e é marcada pela presença dos imigrantes
Publicado em: 11/05/2015 - 11:30
Créditos: Redação

A Paróquia Bom Jesus, no bairro do Brás, região central da cidade, acolheu seu novo pároco, Monsenhor Sérgio Tani, que tomou posse no domingo, 10, em missa presidida pelo arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer.

Paulistano, Monsenhor Sérgio tem 41 anos e foi ordenado padre em 12 de dezembro de 1998. Na Arquidiocese, desempenhou a função de formador no seminário arquidiocesano e de professor de direito canônico. Nos últimos oito anos, trabalhou na Cúria Romana, mais especificamente na Congregação para o Clero. De volta a São Paulo, o Monsenhor assume uma das paróquias mais antigas da cidade.

“Queremos confiar-lhe esta paróquia para que ele possa cuidar dela e ajudar este povo que aqui se congrega para viver, crescer e caminhar na fé. Será um grande serviço que você poderá prestar aqui a este povo neste bairro tão tradicional e querido aqui em São Paulo”, afirmou Dom Odilo, logo no início da celebração.

A história do bairro do Brás se identifica com a da Paróquia. Em 1765, a atual avenida Rangel Pestana, onde está localizada a matriz paroquial de Bom Jesus do Brás era chamada de “Caminho da Penha” ou “Rua do Brás”. O nome do bairro é atribuído ao português José Brás, que, em 1769, ergueu uma capela em honra a Bom Jesus de Matosinhos, devoção popular de Portugal e presente no Brasil colônia.

Mais tarde, em 1903, a capela foi substituída por uma igreja e em 8 de junho de 1818, Dom João VI, rei de Portugal, decretou a criação da “Freguesia do Brás”, dedicada a Bom Jesus. O lançamento da pedra fundamental da atual matriz foi em 1896 pelo então bispo de São Paulo Dom Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcante, e a solene inauguração em 1º de janeiro de 1903, por seu sucessor, Dom Antonio Candido de Alvarenga.

Sinal de acolhimento

“Esta Igreja tem uma longa história na nossa cidade em um bairro que hoje é repleto de contrastes, sinais de dor e sofrimento. Que a Igreja seja um sinal de acolhimento de todas as pessoas prostradas debaixo de sofrimentos e cruzes”, afirmou o Cardeal Scherer, durante a homilia, partindo da imagem de Bom Jesus, que representa o sofrimento de Cristo na sua paixão.  Recordando, ainda, a história do bairro ligada à imigração, Dom Odilo destacou que o bairro de origem portuguesa recebeu os imigrantes italianos e hoje também acolhe muitos imigrantes, em especial, os bolivianos. Por isso, incentivou o novo pároco a dar uma atenção a essa parcela da população oferecendo até celebrações em língua espanhola para acolhe-los.

No final da missa, Monsenhor Sérgio agradeceu a Dom Odilo pela confiança. “Peço a Deus que me dê a graça de ser fiel neste novo ministério, como pastor desta comunidade”, disse. “A única coisa que peço a todos é que rezem por mim. Isto nós aprendemos muito rápido com o Papa Francisco em Roma nesses dois primeiros anos de pontificado, pedir às pessoas que rezem por nós. De fato, não é uma formalidade, mas uma necessidade que não só o Papa tem, mas que todos nós temos para que sejamos sacerdotes santos segundo o coração do Bom Jesus”, concluiu o novo pároco.

Monsenhor Sérgio Tani recebe chaves da Paróquia Bom Jesus do Brás das mãos de Dom Odilo Scherer (Foto: Luciney Martins)