Monselhor Carlos Lema Garcia é ordenado bispo na Catedral

A A
<p>Na Solenidade de São Pedro e São Paulo,monsenhor Carlos Lema Garcia é ordenado bispo .</p>
Publicado em: 07/07/2014 - 10:45
Créditos: Arquidiocese de São Paulo

Imagem: Jornal O São Paulo

A Arquidiocese de São Paulo está em festa, no domingo, 29, solenidade de São Pedro e São Paulo, centenas de fiéis lotaram a Catedral da Sé para acompanhar atentos e emocionados a ordenação do monsenhor Carlos Lema Garcia. A celebração teve como bispo ordenante principal o cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano, e os bispos ordenantes dom Rafael Llano Cifuentes, bispo emérito de Nova Friburgo (RJ) e dom Roberto Ferrería Paz, bispo de Campos (RJ).

Nomeado pelo papa Francisco, em 30 de abril, dom Carlos foi designado como “bispo titular de Alava e empossado no ofício de bispo auxiliar de São Paulo, no encargo de vigário geral da mesma Arquidiocese e, ao mesmo tempo, o encarregamos como vigário episcopal do Vicariato para a Educação e a Universidade”, descreve o decreto de nomeação.

Presente na celebração os familiares do Bispo não escondiam a emoção. Sua irmã mais nova, Maria Inês Lema Garcia, relembrou que o irmão foi convidado pelo, então, prelado do Opus Dei, em 1985, dom Álvaro del Portillo, para se tornar um sacerdote da Prelazia, sendo, anos depois, ordenado pelo papa João Paulo II.

“É muita alegria não só pra mim, mas para toda a igreja participar dessa cerimonia. Ele recebeu o sacramento da ordem em plenitude, agora participa do colégio episcopal, é o sucessor dos apóstolos. Que o Espirito Santo o ajude e ilumine nessa nova missão”, afirmou Maria Inês.

Para o pai de dom Carlos, Clovis Lema Garcia a celebração foi de uma “emoção indescritível”. De acordo com ele, “colocar alguém da família na linha de frente da divulgação da Igreja de Deus” é muito significativo, pois a pessoa, neste caso o bispo, ajudará a Igreja como Deus manda e fará tudo que é possível para a salvação das almas e a divulgação do Reino de Deus.

Sobre a vocação do filho, Clovis destacou que ele sempre teve muita visão religiosa da vida e, por isso, estava integrado às coisas da Igreja. Ao fim da entrevista ao O SÃO PAULO, o pai do recém ordenado bispo desejou que “ele seja digno da missão do bispo e peça muito a Deus a graça necessária para tocar em frente essa vida no episcopado”.

A missão do bispo
Ao desejar que o filho seja “digno da missão do bispo”, Clóvis foi ao encontro da homília do cardeal Scherer que, minutos antes, destacava a missão do bispo e sua ação na condução do Povo de Deus.Imagem: Jornal O São Paulo

“Quem é o bispo?”, perguntou o Arcebispo a dom Carlos. Que ao continuar sua reflexão destacou que o bispo deve animar a comunidade e zelar pela igreja em todos os âmbitos para que a missão seja levada a diante.

Como sucessores dos apóstolos, aqueles que receberam em primeira pessoa e recebem em primeira pessoa a missão de proclamar o evangelho, os bispos devem testemunhar a fé com fidelidade, verdade e perseverança.

Mensagem de Agradecimento
“Não duvides a tua vocação é a maior graça que o Senhor pode dar. Agradece”, citando São Josemaria Escrivá, fundador do Opus Dei, dom Carlos começou a sua mensagem de agradecimento a Deus e a todos que acreditaram e contribuíram na sua formação e caminhada, enquanto presbítero.

Relembrando sua caminhada, o Bispo recordou que há 10 anos, quando chegou a São Paulo, vindo de Porto Alegre, estava temeroso, pois saia de um trabalho junto às pastorais para fazer um trabalho mais interno e burocrático, porém uma frase, dita por um senhor na fila do checking do aeroporto, o encheu de coragem para prosseguir com fé nessa nova fase. “Deus é grande. Ele é forte e quando Deus quer não há quem não queira” (Ayrton Senna).

Sobre o recém-criado Vicariato para a Educação e a Universidade, o bispo destacou que é um novo desafio e será preciso o apoio de todos os professores, alunos e funcionários para o desenvolvimento de um trabalho de qualidade e eficiência.

Prelazia do Opus Dei

Imagem: Jornal O São PauloMonsenhor Vicente Ancona Lopez, vigário regional do Opus Dei no Brasil, destacou em entrevista ao O SÃO PAULO o estreito e antigo laço que há nas relações entre a Arquidiocese de São Paulo e a Prelazia.

Dom Paulo Evaristo Arns, então arcebispo de São Paulo, recebeu, em 1974, Josemaria Escrivá na Arquidiocese e, em 2002, de acordo com o Monsenhor foi o primeiro cardeal a celebrar uma missa em ação de graças pela canonização do fundador da Obra, ainda no mesmo dia da canonização.

Monsenhor Ancona destacou que dom Carlos enfrentará dificuldades, pois irá desbravar um caminho que ainda não foi trilhado, já que o Vicariato acabou de ser erigido, porém pode contar, assim como toda a Arquidiocese, com o apoio do Opus Dei e de seus fiéis.

Mundo da educação
Presente na celebração de ordenação de dom Carlos Lema Garcia, a reitora da PUC-SP, doutora Ana Maria Marques Cintra destacou que a nomeação e a criação do Vicariato foi algo “muito bom e uma inspiração de dom Odilo”.

A reitora desejou poder conversar com o Bispo e pensar em coisas novas para as universidades e colégios católicos, além de destacar que os desafios são muitos, Ana Cintra deixou uma mensagem de apoio e de incentivo para que seja realizado um grande trabalho, com muito diálogo entre as universidades e escolas católicas.