Missão para libertar!

A A
Publicado em: 24/09/2014 - 10:15
Créditos: Edição nº 3020 do Jornal O SÃO PAULO – página 05

As Pontifícias Obras Missionárias têm por missão promover a dimensão missionária do ser cristão, como fundamento de toda a ação evangelizadora. Um momento forte deste trabalho de conscientização é a Campanha Missionária, realizada no mês de outubro.

Este ano, a Campanha Missionária tem como tema “Missão para Libertar”, e quer nos recordar o testemunho de Nosso Senhor Jesus Cristo, quando ele foi à Sinagoga de Nazaré e proclamou solenemente o texto do profeta Isaías, onde está escrito: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para que dê a boa notícia aos pobres; enviou-me a anunciar a liberdade…” (Lc 4,18).

Com essa proclamação, o Senhor Jesus ensina que a missão evangelizadora é uma missão para a libertação e convida os discípulos missionários a ver, com o olhar da fé no Seu rosto – maltratado por nossos pecados, morto e ressuscitado, glorificado pelo Pai. Nesse rosto doente e glorioso está “o rosto humilhado de tantos homens e mulheres de nossos povos e, ao mesmo tempo, sua vocação à liberdade dos filhos de Deus, à plena realização de sua dignidade pessoal e à fraternidade entre todos” (DA 32).

A Igreja está a serviço de todos os seres humanos, filhos e filhas de Deus e, na Igreja, os batizados são os continuadores da missão do senhor Jesus, o missionário por excelência. Na força do mandato de Jesus e impulsionados pela presença santificadora do Espírito Santo, os batizados são, hoje, os missionários com que o Pai conta para anunciar a libertação.

Anunciar a libertação, como discípulos missionários de Jesus, é proclamar o Evangelho, que é o próprio Cristo. Ele é o libertador do homem e é Ele que todo batizado é convidado a anunciar com o testemunho de vida e a proclamação da Palavra: Os discípulos missionários anunciam aos povos que Deus os ama, que sua existência não é ameaça para o homem, que Ele está perto com o poder salvador e libertador de seu Reino, que Ele os acompanha na tribulação, que alenta incessantemente a esperança em meio a todas as provas. Os cristãos são portadores de boas novas para a humanidade, não profetas de desventuras (cf. DA 30).

Há muita gente oprimida, gente que não fez a experiência pessoal com o Senhor Jesus, gente que não participa da vida da Igreja, gente que não se sente membro da comunidade de fé e não experimente o amor de Deus, e são pessoas que desejam verdadeiramente a Deus.

A Campanha Missionária quer despertar nos discípulos missionários a sensibilidade para ir ao encontro dessas realidades e levar o libertador de todos: Jesus Cristo. Quer também despertar a consciência que a missão não é uma atividade a ser realizada somente no mês de outubro, porque uma comunidade de fé precisa estar em estado permanente de missão.

Para realizar a Campanha Missionária, há um belíssimo material elaborado pelas Pontifícias Obras Missionárias e distribuídos nas paróquias e comunidades de toda a Arquidiocese. “Entre os materiais deste ano estão: cartaz, livro de novena, DVD com testemunhos, mensagem do papa, oração missionária, oração dos fiéis, marcadores de página e envelopes para a coleta do Dia Mundial das Missões”. É possível também encontrar parte deste material no site da POM (http://www.pom.org.br). Como discípulo missionário, procure em sua paróquia ou comunidade e participe da Campanha, inicie uma nova etapa na sua vida e ajude na conversão pastoral da Igreja.

Esta é a hora! Todos são convocados: bispos, padres, diáconos, vida consagrada e comunidades. Não deixemos a graça passar em vão. É hora de nos unirmos no grande mutirão evangelizador para que Jesus, o libertador do homem, chegue ao coração de todos os homens. (Cf. CNBB. Doc. 88. P.6).

Dom Sergio de Deus Borges
Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Santana

Tags