Iniciação à vida cristã: mergulho no mistério - Dom Tarcísio Scaramussa, SDB

A A
<p>Deus vem ao encontro do homem,sua criatura , e se revela a ele .</p>
Publicado em: 13/03/2014 - 09:30
Créditos: Região Sé

O discurso de Paulo no areópago de Atenas tornou-se um paradigma do necessário diálogo com as pessoas em suas realidades culturais. Também nos dias de hoje há um diálogo a se realizar, para convidar a um encontro que mudará todo o sentido da vida. Paulo parte da realidade das pessoas, de suas crenças, e atrai sua atenção ao propor-lhes a revelação de um mistério, o mistério do “deus desconhecido”. Paulo lembra tudo o que Deus fez, e por que o fez e continua fazendo: “Assim fez, para que buscassem a Deus e, talvez às apalpadelas, o encontrassem, a ele, que na realidade não está longe de cada um de nós; pois nele vivemos, nos movemos e existimos, como disseram alguns dentre vossos poetas” (At 17, 27-28).

De fato, criado à imagem e semelhança de Deus, o homem carrega em seu ser essa busca de realização plena que se manifesta como um desejo de Deus, como uma necessidade de identificação, mas que se lhe apresenta como um mistério a ser desvendado, porque sempre o supera e suplanta. O abade São Columbano compara o conhecimento da Trindade à profundeza do mar: “Do modo como a profundeza do mar é invisível ao olhar humano, assim a divindade da Trindade é percebida como incompreensível pelo entendimento humano!”.

O mistério de Deus é impenetrável para a Inteligência humana, por isso, o próprio Deus vem ao encontro do homem, sua criatura, e se revela a ele. A expressão máxima dessa revelação se dá em Jesus Cristo, o filho de Deus que se encarna em nossa natureza humana e estreita os laços desse encontro necessário de vida para ser humano.

Quanto à natureza da iniciação cristã, a Constituição Dogmática Dei Verbum afirma que Deus, em sua sabedoria e imensa bondade, quis revelar-se a si mesmo e manifestar o ministério de sua vontade: por Cristo, a Palavra feita carne, e no Espírito Santo, todos podemos chegar ao Pai e participar de sua natureza divina (cf. DV, 2). Sim, Deus está próximo de nós, mas como um mistério que precisa ser desvendado através da experiência de um encontro pessoal. Daí decorre a necessidade do anúncio querigmático e de uma catequese que ajude as pessoas não apenas a conheceram intelectualmente Jesus Cristo, mas a realizarem a experiência de um encontro pessoal e vital com ele. Aí começa uma nova história na vida de uma pessoa!

Dom Tarcísio Scaramussa, SDB
Bispo Auxiliar de São Paulo
Vigário Episcopal da Região Sé