Homenageado com título de "Cidadão Paulistano" pela Câmara Municipal de São Paulo

A A
PADRE ANTÔNIO SAGRADO BOGAZ RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO PAULISTANO
Publicado em: 01/07/2022 - 15:45
Créditos: Redação

O título de “Cidadão Paulistano”, foi conferido ao Pe. Bogaz, na última quinta-feira, 30 de junho às 20h, no salão da Paróquia Nossa Senhora Achiropita, Setor Cerqueira César, Região Episcopal Sé.

Esta honraria é entregua a pessoas nascidas em outras cidades, e que têm atuações de reconhecimento para a cidade e sua população. A concessão do título é feita por decreto legislativo, aprovado pela maioria dos vereadores da Câmara de São Paulo e a indicação foi feita pelo Vereador Marcelo Messias (MDB), em reconhecimento aos incansáveis esforços e iniciativas em favor dos necessitados, através das Obras Sociais Nossa Senhora Aquiropita.

Pe. Antônio Sagrado Bogaz, nascido em Lavínia (SP), vive na cidade de São Paulo desde 1980. Hoje com 63 anos e 35 anos de sacerdócio, é sacerdote da Congregação da Pequena Obra da Divina Providência, fundada por São Luís Orione, cujo carisma é o serviço na evangelização do povo cristão e o serviço da promoção social e da caridade, também seguido pelo Pe. Bogaz. Formado em Filosofia, Pedagogia e Teologia, doutor em Filosofia pela USP, Liturgia e Sacramentos e em Teologia Sistemática - Cristologia em Roma, artista plástico, roteirista e cineasta, professor universitário, autor de diversos livros, fala inglês, espanhol, francês, italiano, alemão e russo. Atualmente é Pároco da Paróquia Nossa Senhora Achiropita e é Diretor Presidente das Obras Sociais que leva o mesmo nome, localizada no bairro da Bela Vista, SP.

A sessão solene aconteceu no salão da Paróquia, conduzida pelo mestre de cerimonias, Sr. Antônio Carlos Vieira Junior, que iniciou com um vídeo sobre a vida do padre e em seguida foi cantado o hino nacional pelo coral da GCM (Guarda Civil Metropolitana). Com a presença do prefeito de São Paulo, Sr. Ricardo Nunes, dos irmãos e familiares do homenageado, religiosos, autoridades civis, militares, além de membros e amigos da comunidade Achiropita Orione e seus representantes.

Ao longo dos pronunciamentos, familiares revelaram a infância esforçada e estudiosa do Pe. Bogaz, o incentivo dos pais ao sacerdócio, enquanto que amigos e representantes da comunidade enalteceram sua atuação às causas da Igreja e sua coragem no enfrentamento dos desafios. Dos projetos sociais presentes, duas delas fizeram apresentações musicais, o Centro Educacional Dom Orione e a Casa de Acolhida Rainha da Paz.

O Prefeito Ricardo Nunes reforçou os depoimentos, ressaltando que as homenagens simbolizam a gratidão e o reconhecimento de todos pelo trabalho dedicado do sacerdote e o ponto alto da cerimônia foi a entrega da titulação, por parte do Vereador Marcelo Messias ao Pe. Bogaz, que agradeceu a honraria e todas as manifestações de carinho e apreço, afirmando aos presentes: “Eu sou a soma de todos vocês, estou apenas segurando o título que vocês construíram”.

A cerimônia está disponível nas redes sociais da paróquia:  /achiropitaoficial

PASCOM ACHIROPITA:

Informações: Cida Godoy - Pastoral Afro Achiropita e Eva Yu Bertani - Pascom Achiropita

Fotos: Paulo Celso Takahashi e Paulo Cavalcanti