‘Gaudium et Spes é a porta do Concílio em direção ao mundo’

A A
O Conselho Regional de Pastoral (CRP) da Região Episcopal Sé teve sua primeira reunião do ano com a presença de Dom Eduardo Vieira dos Santos, bispo auxiliar na Região
Publicado em: 14/05/2015 - 11:00
Créditos: Edição nº 3050 do Jornal O SÃO PAULO – página 21

O Conselho Regional de Pastoral (CRP) da Região Episcopal Sé teve sua primeira reunião do ano na quarta-feira, 29 de abril, com a presença de Dom Eduardo Vieira dos Santos, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região, que participou pela primeira vez do CRP como bispo.

No encontro, realizado no Centro de Pastoral da Região, no Pacaembu, o tema refletido foi a constituição pastoral Gaudium et Spes, do Concílio Vaticano II, documento que norteia a urgência pastoral proposta pelo 11º Plano Arquidiocesano de Pastoral para 2015, “Igreja em estado permanente de missão”.

O assessor do tema foi o Côn. Sérgio Conrado, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, na Aclimação. Ele ressaltou que cada documento do Vaticano II representa “uma janela que se abre à renovação da própria Igreja e ao diálogo com o mundo”. “Dos documentos conciliares, a constituição pastoral Gaudium et Spes é o coração pulsante dos anseios de tantos que esperaram para ver a face da Igreja voltada para todos os homens e mulheres sem distinção; é a porta do Concílio em direção ao mundo; revela o coração da Igreja como mãe atenta à vida, às dificuldades, às alegrias e angústias de seus filhos dispersos pelo mundo”, disse.

Para o Côn., a Gaudium et Spes foi o “plano de voo” de uma Igreja que pretendeu ultrapassar os muros do Vaticano e ainda possui pertinência e relevância suficiente para nortear a reflexão e ação dos cristãos hoje. “É o velho desafio de ‘estar no mundo’ sem ‘ser do mundo’ (cf. Jo 17, 11-18)”, destacou.

“Dentro do contexto do 11º Plano de Pastoral, é colocada diante de nós não só a urgência, mas realidades que, queiramos ou não, temos que enfrentar. Sentimos certo cansaço nas nossas comunidades e setores mas é para isso que o Plano existe, para nos dar impulso não só em termos de nós mesmos, mas despertar outras pessoas para o trabalho de evangelização”, salientou.

Para o coordenador regional de Pastoral, Pe. José Enes de Jesus, as reflexões e o estudo tanto do Plano quanto da Gaudium et Spes devem ser aprofundados nos setores.

Dom Eduardo reforçou a importância do estudo de documentos como a Gaudium et Spes. “Também o Papa Francisco nos instiga a sermos uma Igreja em saída, que vai ao encontro dos anseios e necessidades da sociedade atual”.

Fernando Geronazzo

 

Tags