Formação litúrgica para a Quaresma

A A
<p>O Primeiro Encontro de Formação Litúrgica da Região Sé de 2015,&nbsp;assessorado pelo professor Eurivaldo Silva Ferreira, mestre em Teologia pela PUC-SP.</p>
Publicado em: 11/02/2015 - 09:30
Créditos: Edição nº 3038 do Jornal O SÃO PAULO – página 21

O Primeiro Encontro de Formação Litúrgica da Região Sé de 2015 aconteceu nos dias 3 e 4 de fevereiro na Paróquia São Joaquim, no Cambuci. Assessorado pelo professor Eurivaldo Silva Ferreira, mestre em Teologia pela PUC-SP, com concentração em Liturgia, que falou sobre o Tempo da Quaresma, que se iniciou no dia 18 de fevereiro.


“Toda semana, no domingo, o Dia do Senhor, nós nos aproximamos da graça salvadora de Cristo, celebrando sua ressurreição e de maneira mais especial no período do Tríduo pascal. Logo, quem participa das ações litúrgicas, entra em contato com a riqueza das virtudes e méritos de Jesus Cristo, por isso o mistério de Cristo anunciado e vivido ao longo de um ano possibilita a quem crê a plenitude da graça da salvação”, explicou o Assessor.

Eurivaldo também recordou que a celebração litúrgica tem a preocupação de colocar o ser humano em relação com o mistério pascal da morte e da ressurreição de Cristo, em quase todas as ocasiões da vida, pois do mistério pascal derivam a graça e a força pelas quais se santificam os fiéis bem dispostos. “A finalidade da celebração litúrgica se resume em dois atos: santificação do povo e o louvor a Deus, analisemos o tempo quaresmal, como um tempo que possibilita uma participação ativa, plena, frutuosa e consciente, e consequentemente a santificação de cada participante, de que fala o documento conciliar”, disse recordando a Constituição Sacrosanctum Concilium, do Concílio Vaticano II.

Fernando Geronazzo

Tags