"Festa do Carmo Solidária: alimente a esperança” na Basílica do Carmo

A A
DIA DE NOSSA SENHORA DO CARMO NA BASÍLICA DO CARMO
Publicado em: 19/07/2021 - 13:15
Créditos: Redação

DIA DE NOSSA SENHORA DO CARMO

O dia 16/07, os Freis da Ordem do Carmo, da Paróquia e Basílica Nossa Senhora do Carmo, preparam a festa de sua padroeira, Nossa Senhora do Carmo, com o tema “Festa do Carmo Solidária: alimente a esperança”, arrecadando alimentos, não só nas várias celebrações que aconteceram durante o dia da Padroeira, mas também durante a novena preparatória realizada desde o dia 07/07 em todas as comunidades carmelitas da província.

No dia da Padroeira tiveram Missas às 7h, 8h30, 10h, 12h, 15h, 17h e a última às 19h celebrada por Dom Carlos Lema Garcia, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e atual Vigário Episcopal para a Região Sé. Concelebraram com Dom Carlos, o pároco, Frei Thiago Borges Isidoro, O.Carm, o Vigário Paroquial, Frei Marlom Francis de Souza Moreira, O.Carm e o Frei Kardiaman Caverius Simbolon, da Indonésia.

Alguns destaques da homilia de Dom Carlos, foi sobre as imagens dos Santos no presbitério, especialmente a de Santo Elias, personagem do Antigo Testamento. O Profeta Elias tinha grande intimidade com Nosso Senhor e conhecido por ter realizado grandes feitos em nome do Senhor. Por meio de suas profecias desceu fogo do céu, choveu, tornou a viver o filho de uma viúva, e entre outros, ele foi arrebatado em uma carruagem de fogo, e ainda, teria aparecido junto a Moisés durante a transfiguração de Jesus.

Dom Carlos destacou também a importância de Maria em nossas vidas, mencionando a passagem da Bíblia (João 19,26-28) em que Jesus, mesmo com tantas dores e sofrimento, vendo Maria aos pés da Cruz, fala ao discípulo João: “[...] eis aí a tua mãe...". Neste momento João leva Maria para sua casa e cuida dela. Dom Carlos explica que nesta fala Jesus indica que Maria foi dada a cada um de nós como mãe e por isso devemos estar próximos de Maria, atendendo aos seus pedidos, rezando o Rosário todos os dias.

Ao final da missa fez a oração de imposição do escapulário destacando que quem carrega o escapulário, carrega o sinal da proteção da Mãe!

Informações: Centro Pastoral Sé

Fotos: Leonardo Sasseron