Família Paulina completa 100 anos de história

A A
<p>A comemoração aconteceu na Paróquia Santo Inácio de Loyola, na Vila Mariana.</p>
Publicado em: 02/09/2014 - 15:15
Créditos: Edição nº 3016 do Jornal O São Paulo – página 21

A Pia Sociedade de São Paulo, dos padres e irmãos paulinos, celebrou 100 anos de fundação na quarta-feira, 20 de agosto. Em São Paulo, a comemoração aconteceu na Paróquia Santo Inácio de Loyola, na Vila Mariana, em uma missa com a participação de vários membros da Família Paulina.

A celebração foi presidida por Dom Angélico Sândalo Bernardino, bispo emérito de Blumenau (SC) e membro do Instituto Jesus Sacerdote, pertencente à Família Paulina.

Fundada em 1914 pelo bem-aventurado Tiago Alberione, a congregação dos Paulinos deu origem a mais quatro congregações religiosas (Irmãs Paulinas, Pias Discípulas do Divino Mestre, Irmãs Pastorinhas e Irmãs Apostolinas), quatro institutos de vida secular consagrada (Gabrielinos, Anunciatinas, Jesus Sacerdote, Santa Família) e uma associação de leigos (Cooperadores Paulinos).

Inspirados pelo patrono, São Paulo Apóstolo, a Família Paulina tem como principal missão o anúncio do Evangelho pela comunicação social.

“Nos unimos hoje para agradecer pelas graças derramadas por Deus nestes 100 anos de congregação”, afirmou o Padre Valdir José Castro, superior provincial dos Paulinos no Brasil.

Os Paulinos chegaram ao Brasil em 1931 por um desejo pessoal do Beato Alberione. A capital paulista foi a primeira cidade fora da Itália a acolher uma fundação da Congregação. Hoje, está presente em mais de 30 países. “Nosso fundador quis que a primeira cidade fora da Itália tivesse o nome de nosso padroeiro. Portanto, nossa ligação com esta cidade e esta Arquidiocese é muito grande”, destacou o Provincial.

Nestes 83 anos, os Paulinos desenvolveram muitos trabalhos na Arquidiocese. Além dos cuidados da Paróquia Santo Inácio de Loyola, administram a Paulus Editora, uma rede de livrarias e a Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (Fapcom).

Atualmente, todas as expressões da Família Paulina estão presentes em São Paulo, com livrarias, editoras e o Serviço à Pastoral da Comunicação (Sepac), mantido pelas Irmãs Paulinas.

No sábado, 23 de agosto, os membros da Família Paulina também peregrinaram ao Santuário Nacional de Aparecida (SP), para agradecer a Deus pelo primeiro centenário.

As comemorações estão apenas começando, pois, em junho de 2015, será a vez das Irmãs Paulinas comemorarem 100 anos de fundação.

Fernando Geronazzo