Evangelizar é preciso

A A
<p>Este é o momento de refletir sobre o caráter missionário da Igreja&nbsp;</p>
Publicado em: 15/10/2014 - 09:45
Créditos: Edição nº 3023 do Jornal O SÃO PAULO – página 02

Outubro, para a Igreja Católica, é o mês das missões. Um momento oportuno para refletirmos sobre o caráter essencialmente missionário da Igreja.

São Paulo nos ensina que para que haja fé, é necessário ter quem anuncie: “Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?” (Rm 10, 13-14).

O Papa Francisco, inicia a sua Mensagem para o Dia Mundial das Missões 2014, a ser celebrado no próximo dia 19, com uma informação aflitiva: “Ainda hoje há tanta gente que não conhece Jesus Cristo. Por isso, continua a revestir-se de grande urgência a missão ad gentes, para a qual são chamados a participar todos os membros da Igreja, pois esta é, por sua natureza, missionária: a Igreja nasceu ‘em saída’”.

Com essas palavras, Francisco, ao mesmo tempo em que fala da urgência de se Evangelizar, nos recorda que não quer uma Igreja acomodada, comunidades cristãs com posturas defensivas em relação ao resto do mundo, encerradas em si mesmas a ponto de se transformarem em verdadeiros guetos autocentrados de “eleitos”, mas uma Igreja corajosa, dinâmica, apostólica e atuante, ainda que “acidentada”, nos dizeres do próprio Francisco.

A mensagem do Papa para o Dia Mundial das Missões deste ano ressalta, ainda, que “os discípulos de Cristo são aqueles que se deixam conquistar mais e mais pelo amor de Jesus e marcar pelo fogo da paixão pelo Reino de Deus, para serem portadores da alegria do Evangelho”. E que “todos os discípulos do Senhor são chamados a alimentar a alegria da evangelização”.

A coleta tradicionalmente realizada em todas as paróquias e comunidades no mês de outubro, em favor das missões, é uma ajuda tão importante quanto simbólica, no sentido em que revela o quanto os fiéis trazem no coração a causa da Evangelização nos locais mais distantes de nosso País e do mundo. Ao mesmo tempo, é um chamado que a Igreja faz aos seus fiéis para a missão. Para que evangelizem com palavras e exemplos, através do apostolado pessoal, os ambientes concretos em que vivem.

Editorial