Em reunião presencial - Pastorais relatam as ações durante a pandemia.

A A
REUNIÃO PRESENCIAL DO CRP - CONSELHO REGIONAL DE PASTORAL - PASTORAIS DESTACAM AS AÇÕES DURANTE A PANDEMIA
Publicado em: 30/08/2021 - 15:15
Créditos: Redação

CONSELHO REGIONAL DE PASTORAL SE REÚNE DE FORMA PRESENCIAL NA SÉ

O CRP – Conselho Regional de Pastoral da Região Episcopal Sé, reuniu-se de forma presencial, na quarta-feira, dia 25 de agosto, às 19h30, no Salão da Cúria Regional. Estiveram presentes 59 membros das Pastorais, Associações, Movimentos, Novas Comunidades, Representantes dos Setores Pastorais e de Paróquias, além dos Assistentes Eclesiásticos destes grupos e de Dom Carlos Lema Garcia, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e Vigário Episcopal para a Região, Pe. Aparecido Silva, Vigário Adjunto da Região e Pe. José Arnaldo, Coordenador Regional de Pastoral..

Abrindo a reunião o Pe. José Arnaldo, com o sinal da Santa Cruz e posteriormente com a oração preparada pelo Pe. Helmo Cesar Faccioli e pela equipe da Liturgia, que a conduziu através do Sr. Ruy Halaz, membro da equipe da Liturgia e da Pascom, com Canto, Salmo, leitura de um trecho do Evangelho e um momento de recordação e oração pelas vítimas da COVID-19, pelas vítimas do terremoto no Haiti, pela situação no Afeganistão, finalizando com agradecimento pelas vacinas e pela Ciência, que, através dos homens nos trazem a esperança de superar esta doença.

Agradecendo também pelos trabalhos sociais que não pararam e, pelo contrário, se intensificaram durante a pandemia, tanto em doações quanto em orações e palavras de conforto aos que sofrem e estão sofrendo com toda esta situação gerada pela pandemia.

Dom Carlos Lema Garcia, fez a oração do dia e abriu a pauta da reunião destacando que tinha ali a intenção de se aprofundar sobre os assuntos do CRP, entender os encaminhamentos e trabalhos de cada grupo na Região e, atendendo a pauta, sugeriu que um membro de cada Pastoral ou Movimento se apresentasse, fizesse um breve relato das atividades realizadas por sua pastoral durante a pandemia e expressassem quais as perspectivas e esperanças têm nesta retomada pós pandemia.

O primeiro grupo a falar foi o casal Antonio Carlos Cunha e Carmélia M.Vasconcelos M. Cunha, representando os Setores Pastorais. Em segundo lugar a Pastoral da Família, que tem como Assistente Eclesiástico o Pe. Alessandro Enrico de Borbón, foi apresentada pelo casal coordenador, Sr. Bráulio Rocha Gonçalves e Sra. Simone Mavignier Madeira, que ressaltaram o desejo de implantação da Pastoral Familiar em todas as Paróquias da Região, que hoje conta com uma equipe de 30 pessoas que fazem acompanhamento aos noivos e depois também após o casamento e em parceria com o E.C.C. (Encontro de Casais com Cristo) para fortalecimento do matrimônio. Acompanham também os casais em segunda união que desejam realizar o sonho do Sacramento do Matrimônio, encaminhando-os para a Câmara Eclesiástica da Região para as devidas orientações e trâmites para Nulidade Matrimonial quando for o caso. Foi realizada uma Live no mês de junho “Encontro com o Bom Pastor” em âmbito nacional assessorada pelo Pe. Alessandro e também Missas pelas famílias nas Paróquias onde a Pastoral Familiar já atua.

Pelo ECC – Encontro de Casais com Cristo, que tem como Assistente Eclesiástico Frei Wilson Batista Simão, OFM, falou o casal coordenador na Região, Sr. José Roberto Berreta e Sra. Ana Cristina Paula Lima, explicando que durante o ano são três momentos: Encontros, Círculos e os Pós-encontros realizados através das Paróquias onde o ECC atua, sendo que, na Região Sé são dez paróquias que realizam estes encontros. Também atuam com obras sociais motivando ainda terços em família e missas especiais.

A Pastoral da Animação Bíblico-Catequética, que tem como Assistente Eclesiástico o Pe. Marcelo Delcin, foi apresentada por sua representante, a Sra. Ana Luiza José, que destacou sobre o encontro online de fevereiro de 2021 celebrando a Semana Catequética e o que está acontecendo agora, em agosto, celebrando a Semana do Catequista, pois no próximo dia 29 é o dia do Catequista.

Dom Carlos tomou a palavra ressaltando que temos que investir mais na Catequese, pois é a maneira mais profunda de evangelizar desde os primeiros anos e despertar as vocações. Sugeriu ainda, que esses caminhos através do ITELSÉ – Instituto de Teologia da Região Sé, com intensificação na parte teológica-catequética.

Pelo Serviço da Escuta, que recentemente recebeu como Assistente Eclesiástico o Diácono Permanente, Sr. Vicente de Paulo Nogueira, explanou sobre este serviço a Sra. Lígia Terezinha Pezzuto, que explicou que, por razão das igrejas estarem fechadas durante a pandemia, não puderam realizar o serviço da escuta nas Paróquias. Este serviço é de “ouvir com amor as aflições dos outro sem julgamentos”. Explicou que o sigilo neste serviço é fundamental, inclusive o contato preservado até mesmo dos 127 voluntários que atuam neste serviço, sendo na Arquidiocese de São Paulo em 31 paróquias, destas dez são na Região Sé, atendendo até na Diocese de Santo Amaro.

O Pe. José Edson de Santana Barreto que é Assistente Eclesiástico do Setor Juventude e também da Pastoral Vocacional, falou primeiro do Setor Juventude que, também em razão da pandemia, tiveram reuniões online para motivar as lideranças das paróquias e dos setores que formem o grupo de jovens, que tem sido o maior desafio motivá-los que continuem após a Crisma e ressaltou “Cabe a nós acolhê-los, adequarmos as missas a este público, motivá-los nas ações durante as missas, criar iniciativas que os tragam para a igreja. Destacou em especial, o empenho de muitos jovens já engajados na Pascom em suas paróquias que, durante a pandemia ajudaram e muito, nas transmissões online das missas.

Pela Pastoral vocacional expôs que temos três jovens que foram encaminhados para o Seminário Propedêutico e mais oito que estão em acompanhamento, mas pediu que os padres em suas Paróquias intensifiquem as orações em prol da Vocações e também promovam campanhas e ações para motivar os jovens às vocações.

Pela Pastoral do Menor, que tem como Assistente Eclesiástico o Pe. Luiz Cláudio Braga, falou a Irmã Josefa Ferreira de Medeiros, expondo que durante a pandemia tiveram várias reuniões online para organizarem a implantação da Pastoral do Menor nas Paróquias da Região, sendo que se concretizaram nas Paróquias Nossa Senhora da Paz, Santa Cecília, Santa Maria Madalena e São Miguel Arcanjo, na Nossa Senhora da Conceição – Santa Ifigênia e na Divino Espírito Santo. Destacou que a Pastoral do Menor, na Região Sé conta com a colaboração de uma equipe composta por três advogadas, três assistentes sociais, uma psicóloga, uma jornalista, além de uma médica e uma enfermeira. Um dos resultados significativos destas implantações é o acompanhamento de crianças de zero e até jovens adultos de até 21 anos, através de projetos desenvolvidos nestas paróquias.

Tivemos também explanações da Pastoral da Ecologia, através do Sr. Marco Antonio Paffetti, que destacou as Lives formativas motivadas pela CNBB e que tem o objetivo de formar equipes paroquiais para esta pastoral intensificando os trabalhos em prol do cuidado com a casa comum. Da Pastoral da Saúde, com a Sra. Iracema Toledo, que destacou os encontros da Pastoral da Saúde, a participação no Congresso Nacional, ambos de forma online e os encontros de espiritualidade que promovem para a equipe atuante nesta pastoral.

A Pastoral do Migrante, teve a palavra Pe. Antenor Dalla Vecchia, CS, Assistente Eclesiástico desta pastoral, que expôs que não foi possível para durante a pandemia, pois foi o momento em que mais precisaram de atuação, destacando o aumento de pessoas desempregadas, com problemas de saúde física e emocional. Por isso promoveram atividades online pelas lideranças, além da grande atuação através da Paróquia Nossa Senhora da Paz, que atende refugiados, o povo da rua entre outros, como desempregados, com a distribuição intensa de cestas básicas desde 2020 – aproximadamente 600 por mês. Destacou que o povo está desesperado, são haitianos, mulheres grávidas, brasileiros do entorno da paróquia, pessoas desestabilizadas precisando de orientação, de uma palavra de conforto, de consolo, de oração que são atendidos por psicólogos, e profissionais da área da saúde, voluntários e contratados. Além disso, atendem com orientações e até encaminhamentos aos serviços de Políticas Públicas e também deram continuidade com as aulas de português, agora de forma presencial tomando os devidos cuidados. Pe. Antenor falou sobra a Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe, que se reuniram para responder e destacou que foi muito importante, pois perceberam que fica algo pendente de ação e que temos que levar adiante, não para somente nas respostas, devemos continuar com as ações.

Pela Pastoral da Comunicação, a Pascom, teve a palavra o Assistente Eclesiástico, Pe. Carlos André Romualdo e Sr. Ruy Halaz, expondo que foi neste período que mais se precisou da Pascom, pois os desafios de organizar e pôr em prática as transmissões online das Missas e outras ações das Paróquias, exigiu grande empenho da Pascom. Também a motivação para que os paroquianos pudessem saber dessas várias transmissões e atuações de cada Paróquia. Mas o Pe. Carlos André destacou que é necessário que todas as Paróquias montem suas equipes de Pascom para auxiliar os trabalhos de divulgações também para o Jornal O São Paulo, para a página e facebook da Região Sé e também para o Boletim da Rádio 9 de Julho que, há anos, o Ruy prepara semanalmente. Sr. Ruy Halaz também falou da importância e atuação dos trabalhos da Pastoral Litúrgica.

O Sr. Marcelo Kobayakawa, falou pelo grupo de Articulação do Laicato e tomando a palavra, Dom Carlos Lema Garcia falou “cada um de nós temos que viver como sendo pessoas da igreja, pois somos como a cidade encima da montanha, não tem como não ser vistos, não podemos nos esconder. As pessoas esperam que saibamos dar um testemunho de fé, que mostremos quais são as obras que estamos fazendo, temos que cuidar de nossa vida de oração, agir pelos sacramentos” [...] e destacou ainda “como diz o Papa Francisco ‘devemos ser Discípulos Missionários’ explicando, “discípulos porque estamos sempre aprendendo e missionários, porque devemos estar sempre em missão e nos perguntar: “À quem eu falei de Deus esta semana?” E agir!

Ao término da reunião, Pe. José Arnaldo pediu que cada pastoral, associação, movimento envie ao Centro Pastoral Sé os dados e contatos de todos os membros das equipes que estão atuando em cada uma delas e Dom Carlos finalizou a reunião com uma breve oração.

Informações: Centro Pastoral Sé

Fotos: Ruy Halaz