Dom Tarcísio é acolhido em Santos

A A
<p>3 mil fiéis participam da acolhida de Dom Tarcísio Scaramussa como bispo coadjutor da Diocese de Santos&nbsp;</p>
Publicado em: 23/09/2014 - 10:30
Créditos: Edição nº 3019 do Jornal O SÃO PAULO – página 24

Cerca de 3 mil fiéis das nove cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista participaram da celebração na qual Dom Tarcísio Scaramussa tomou posse do ofício de bispo coadjutor da Diocese de Santos (SP), na manhã do sábado, 13 de setembro. A missa celebrada no Mendes Convention Center foi presidida pelo arcebispo metropolitano de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, e concelebrada pelo bispo diocesano de Santos, Dom Jacyr Francisco Braido, com mais 14 bispos e o clero da Diocese.

Ao saudar o Bispo Coadjutor, Dom Jacyr apresentou um panorama da realidade social e pastoral da Diocese, em especial, os cinco pólos que norteiam a ação pastoral: Porto, Turismo, Universidade, Miséria e Fome, e Terceira Idade. “É uma grande alegria tê-lo conosco, e juntos vamos animar nosso povo no serviço da evangelização”, destacou.

Na homilia, o Cardeal Scherer lembrou o significado do lema episcopal de Dom Tarcísio – “E habitou entre nós” –, extraído do prólogo do Evangelho segundo São João. “Que bela lição este lema de Dom Tarcísio nos traz sobre o que é ser Igreja, sobre que somos nós… Nós somos as testemunhas de Jesus Cristo, que está no meio de nós”, disse.

“Que a Diocese de Santos, com a presença de Dom Tarcísio, possa continuar a ser sinal e instrumento da presença de Jesus Cristo no meio de seu povo, em todas as situações, desde o vasto litoral até as encostas das serras […]. Que o Espírito Santo ilumine e conduza os corações dos pastores desta Diocese e de todo o Povo de Deus, que aqui é testemunha de Jesus Cristo”, completou Dom Odilo.

Após a comunhão, foi lido o decreto de nomeação do Bispo Coadjutor como vigário geral da Diocese, e houve a acolhida do sacerdote com menor tempo de ordenação, Padre Vagner Argolo, e do mais idoso, Monsenhor Francisco Leite.

No final da celebração, representantes de diversos setores da sociedade local saudaram Dom Tarcísio, entre eles o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa; a Irmã Antonieta Piovesan, pelos religiosos; a Professora Maria Helena Lambert, pelos leigos; e Padre Caetano Rizzi, em nome do clero.

‘Ajudem-me a ser um Bom Pastor’
Ao falar sobre sua nova missão em Santos, Dom Tarcísio destacou sua experiência como bispo auxiliar de São Paulo, por pouco mais de seis anos, que o “fez crescer muito, especialmente pela vida fraterna e comunhão experimentadas com os irmãos bispos, com os sacerdotes, com os religiosos, com todo o povo de Deus, com os catequistas e a juventude, de modo particular”.

Dom Tarcísio reiterou seu desejo de engajar-se na caminhada em comunhão com todos os “santos nesta Diocese de Santos”. “Sei que preciso aprender muito. Já me sinto acolhido de coração aberto, e tenho certeza que contarei com a ajuda e as orações dos irmãos e irmãs desta Igreja”.

“Quero também acolher todos os dons e manifestações que o Espírito Santo de Deus derrama constantemente na comunidade, e em cada um dos batizados”, acrescentou o Bispo, pedindo que todos o sustentem com suas orações. “Ajudem-me a ser um Bom Pastor segundo o coração de Jesus Cristo”.

Guadalupe Mota
Especial para O SÃO PAULO, da Diocese de Santos (SP)