destaca a Caridade Pastoral

A A
REUNIÃO DO CLERO NA REGIÃO SÉ DESTACA "CARIDADE PASTORAL: UMA ENTREGA DE SI MESMO À IGREJA E NA IGREJA" E AINDA, "AUTORIDADE COM HUMILDADE"
Publicado em: 20/09/2021 - 14:00
Créditos: Redação

REUNIÃO DO CLERO DA REGIÃO SÉ

Destaque sobre “Caridade Pastoral: uma entrega de si mesmo à Igreja, autoridade com humildade”

Padres e diáconos que atuam na Região Episcopal Sé estiveram reunidos com Cardeal Odilo P. Scherer, Cardeal, Arcebispo Metropolitano de São Paulo e com Dom Carlos Lema Garcia, Bispo Auxiliar da Arquidiocese nesta Região, em 15 de setembro, no salão da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, o Santuário de Fátima, no Setor Pastoral Perdizes.

Dom Odilo falou sobre a retomada das atividades nas Paróquias, pois diante das dificuldades acarretadas pela pandemia e com a redução de fiéis que participam presencialmente das celebrações, é preciso grande motivação dos padres não só para reorganizarem as atividades pastorais, mas especialmente para as Missas, sugerindo celebrarem mais missas por dia, assim a quantidade de pessoas por celebração fica menor, não aglomerando muitas em uma única celebração, assim os fiéis se sentem mais seguros para voltar.

Outro tema foi “Caridade Pastoral”, através de uma rica palestra assessorada pelo Pe. Cícero Alves de França, Diretor do Seminário Bom Pastor da Arquidiocese de São Paulo. Algumas palavras do Padre Cícero na palestra foram: “O padre é ordenado para a presidência, portanto a espiritualidade da presidência, do serviço, que tem como modelo essencial Cristo, que é antes de tudo, aquele que serve, que se coloca a serviço de todos, que se faz de escravo. Exemplificou sobre o momento do Lava-pés, destacando “o elemento mais importante não é o de Jesus lavar os pés dos discípulos, mas sim a atitude de Jesus de se inclinar diante da criatura humana. Deus se abaixa para lavar os pés do homem, Ser Cristo cabeça é justamente assumir esta dimensão do serviço, é a espiritualidade de assumir a “autoridade sem ter autoritarismo”, [...] O poder que o sacerdote tem, não é dada pelo homem, mas assume nesta perspectiva de Cristo, é agir na pessoa de Cristo. E nesse sentido, este serviço, esta autoridade se torna dom, se torna entrega e o conceito extremamente importante é a humildade. Então quando falamos de autoridade, falamos necessariamente de humildade. Portanto, o padre através da força do sacramento da ordem assume espiritualmente essa participação na caridade de Cristo, assume e vive esta caridade. Portanto, a Caridade Pastoral é uma entrega de si mesmo, é uma entrega total de si, uma entrega de si à e na Igreja. A Caridade Pastoral, é o critério que determina o serviço do sacerdote, determina o modo e a forma como o presbítero pensa, age e se relaciona com as pessoas.”

Dom Carlos tomou a palavra e ressaltou também sobre as palavras do Pe. Cícero, dizendo “a espiritualidade é o sustento de nossa vida, devemos nos dedicar a oração, pois rezar também é serviço pastoral “. Nós servimos ao povo quando nos dedicamos a oração, a oração não é fuga, capricho, individualismo, mas sim serviço ao nosso povo. O povo gosta de ver o padre rezando junto com o povo, pois as pessoas tem muita confiança nas orações dos padres.

Sobre a Formação dos Ministros Extraordinários da Sagrada Eucaristia na Região Sé, Pe. Helmo César Faccioli, falou sobre a carta* já enviada aos Párocos e, mais uma vez reforçou sobre as orientações para que as formações sejam realizadas por Setores Pastorais com, no mínimo três encontros, até o final de outubro, destinadas a todos os ministros e candidatos indicados pelos párocos. Os nomes dos candidatos indicados, bem como dos que serão renovados, deverão ser informados ao Bispo da Região através de carta em papel timbrado e assinada pelo pároco. Em março de 2022 acontecerá um Encontro Regional em data a ser divulgada.

Dom Carlos, explanou ainda, rapidamente, sobre a Campanha da Fraternidade de 2022 que tem como Tema “Fraternidade e Educação” e o Lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” - (Pr 31,26). Destacou sobre a importância deste tema, especialmente, sugerindo que os padres tentem atender as escolas e colégios do território de suas paróquias para promover uma evangelização através da CF de 2022. Destacou também a importância da Catequese e do Ensino Religioso nas escolas, um grande trabalho a ser efetivado e colocado em prática.

A reunião foi encerrada com a Oração do Ângelus conduzida por Dom Carlos.

*Carta poderá ser conferida na página da Região Sé.

Texto e fotos: Centro Pastoral Sé