de missão dos Camilianos no Brasil

A A
MISSA DE ABERTURA PARA CELEBRAR OS 100 ANOS DE MISSÃO DOS CAMILIANOS NO BRASIL
Publicado em: 20/09/2021 - 14:15
Créditos: Redação

100 ANOS DE MISSÃO DOS CAMILIANOS NO BRASIL

“Há de chegar o dia que a nossa Ordem se espalhará em todo mundo”.

No dia 15 de setembro de 1922, quando os primeiros religiosos da “Cruz Vermelha” desembarcaram no porto da cidade do RJ, foram concretizadas as palavras de São Camilo na Terra de Santa Cruz. Na realidade, a fundação camiliana no Brasil começou no Hospital Civil de Pádua (Itália), quando o Pe. Teófilo Sanson, pároco em Sete Lagoas, pertencente a arquidiocese de Mariana, “caiu doente” e foi assistido pelos camilianos. Encantado com a assistência religiosa que estes prestavam aos enfermos, cogitou, junto a seu arcebispo, a possibilidade de uma fundação camiliana na arquidiocese de Mariana.

Em carta datada de 23 de março de 1922 e dirigida ao superior de Pádua, D. Silvério solicita os Religiosos de São Camilo em sua arquidiocese. Não podendo assumir novas fundações, o superior provincial recusa a solicitação. O superior de Pádua toma a iniciativa e envia cópia da carta de D. Silvério ao geral, o Pe. Andrioli. Percebendo a vontade de Deus, em maio lança apelo as províncias da Ordem, por causa da guerra europeia, respondem negativamente. Em encontro com o geral, o Pe. Carazzo, provincial da Província Lombardo-Vêneta, aceita a fundação brasileira.

Pe. Sanson, morre no dia 20 de março de 1922, antes da chegada da carta de D. Silvério, este falece no dia 30 de agosto, um dia depois que os primeiros camilianos embarcavam no porto de Gênova rumo ao Brasil. O Pe. Andreoli, enfermo, oferece seu sofrimento pela fundação no Brasil, falece meses depois que os padres Inocente Radrizzani e Eugenio Dallagiacoma desembarcaram na cidade do RJ.

Ao chegar em Mariana, são bem recebidos pelo clero, mas não conhecia as tratativas de D. Silvério com os padres das Cruz Vermelha. Conforme o Pe. Sanson, o centro de nossas atividades eram Belo Horizonte, porém esta tornou-se diocese em 1921. Pe. Radrizzani percebendo que Mariana não tinha campo para expandir o carisma e motivado por terceiros, decide tentar a fundação em SP. D. Duarte, arcebispo de SP, o recebeu em audiência no dia 08 de outubro. Depois de alguns acertos, iniciam suas atividades no H. Umberto I, S. Casa de Misericórdia e a Capela de N.S. do Rosário de Vila Pompeia.

E então, na noite do dia 15 de setembro, às 19h, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, no Setor Perdizes, abriu-se o Ano Jubilar dos Camilianos no Brasil, em solene celebração presidida pelo Padre Antônio Mendes, MI, Provincial dos Camilianos e concelebrada pelos padres camilianos presentes na celebração.

O encerramento do Ano Jubilar será há um ano, no dia 15 de setembro de 2022, com a Santa Missa no Santuário Nacional de Aparecida. E, para celebrar com ardor missionário, resgatando a história dos camilianos no mundo da saúde,  “três cruzes peregrinas” passarão visitando as comunidades religiosas dos camilianos, paróquias, obras sociais, educacionais e assistenciais, assim como a Grande Família Carismática Camiliana, com momentos orantes, eucarísticos, artísticos e ações sociais, durante todo o Ano Jubilar.

Essas ações poderão ser acompanhadas através das plataformas digitais da Província Camiliana. (Instagram e Facebook:@camilianosbr)

Informações: Pe. José Wilson, MI

Fotos: Karine de Sousa Lima – Pascom Paroquial