da Irmandade na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos

A A
FESTEJOS PELA PADROEIRA NOSSA SENHORA DO ROSARIO DOS HOMENS PRETOS E PELO JUBILEU DE 310 ANOS DE FUNDAÇÃO DA IRMANDADE
Publicado em: 04/10/2021 - 15:15
Créditos: Redação

Na manhã do domingo, 03 de outubro, às 9h, na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, no Largo do Paissandu, no Setor Catedral, Dom Carlos Lema Garcia, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e Vigário Episcopal para a Região Sé, presidiu a missa no terceiro dia da Novena e festejos da Padroeira e também pelo Jubileu de 310 Anos de Fundação da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de São Paulo (INSR). Concelebrou o Pe. Luiz Fernando de Oliveira, Capelão da Igreja.

Dom Carlos iniciou a celebração lembrando que a Irmandade faz parte da história mais remota de nossa Cidade, faz parte da construção dessa cidade cosmopolita que acolhe pessoas de todas as raças e etnias, formando famílias que tem os Pretos do Rosário como pioneiros dessas comunidades. Destacou sua alegria em poder celebrar na Capela no Mês do Rosário, uma vez que o Rosário é uma das devoções mais importantes da Igreja.

Durante a Homilia Dom Carlos partilhou a devoção ao Santo Rosário:

Rosário significa um conjunto de orações como se fosse um ramalhete de flores, de rosas espirituais que oferecemos a Nossa Senhora, acompanhado do Santos Mistérios do Rosário que ao longo da semana nos traz um conjunto de cenas da vida de Jesus, dos quais Maria está presente unida a Jesus, desde o anúncio do anjo, nascimento do menino, passado pela infância, vida pública, até a paixão e morte do Senhor e os mistérios gloriosos até a ressurreição.

Em várias aparições de Nossa Senhora como em Fátima, ela pede que rezemos o Rosário. Assim como as mães gostam de estar com seus filhos, Nossa Senhora também gosta que estejamos junto dela para que ela possa nos atender em nossas necessidades.

A origem do Rosário é curiosa, no tempo de Jesus, os judeus sabiam decor os 150 Salmos e naquela época não existia gráfica. Depois os cristãos foram se convertendo e muitos não tinham origem judaica, portanto não sabiam os salmos, por isso substituíram os 150 Salmos por 150 aves Marias que compõem as três partes do Rosário e agora as 4 partes instituída pelo Papa João Paulo II em 2002.

Sabemos que em várias aparições Nossa Senhora aparece rezando o Rosário, como em Lourdes ou pedindo para rezarmos o Rosário como em Fátima. [...]

A Ladainha também uma oração antiga, remonta os primeiros séculos do cristianismo e começou a ser  cantada solenemente na cidade de Loreto na Itália de maneira muito tradicional e por isso por volta dos anos de 1500, passou a ser chamada de ladainha lauretana, baseando-se em uma tradição muita antiga em que os Anjos passavam a entoar os títulos de nossa Senhora e acabaram se tornando as invocações da ladainha.

Todos os papas praticamente escreveram alguma coisa sobre o Rosário, pelo menos os papas do último século. O Papa Bento XVI quando esteve em Aparecida, rezou o terço com os peregrinos e disse: permaneçam na escola de Maria, inspirai-vos nos vossos ensinamentos. Procurar guardar e acolher dentro do coração as luzes, que por mandato divino, ela vos envia.

O Papa João Paulo II escreveu uma carta apostólica sobre o rosário. Ele fala sobre a sua experiência pessoal e da importância que essa oração teve na sua vida espiritual desde a sua Juventude.

O Papa Francisco escreveu também que ele costuma rezar o terço todos os dias, a partir de uma experiência muito concreta, quando em 1985, ainda Padre, participou da Primeira Jornada da Juventude. Papa Francisco diz que foi tocado pela imagem do Papa João Paulo II de terço nas mãos rezando com fé, a partir de então decidiu que rezaria o 1/3 todos os dias.

O Rosário nada mais é que uma oração como das crianças. O que fazem as crianças quando querem algo de seus pais pedem, pedem, pedem, repetem, repetem, repetem, assim somos nós, como crianças rezando para a mãe Ave Maria, Ave Maria, Ave Maria.

E nós pedimos como filhos, mas Maria, como nas Bodas de Cana, pede ao seu filho com autoridade materna, ela manda de certa maneira, por isso o Rosário é uma oração tão poderosa.

Eu muito me alegrei ao chegar na igreja e encontrar a Irmandade rezando o terço e pediu, continuem a rezar o terço e quando não der para rezar na igreja rezem em casa, em família. O Terço é uma oração que nos leva a Jesus.

Nas leituras de hoje podemos lembrar o primeiro casamento da história, quando Deus apresenta a mulher tirada da carne do homem, abençoa Aquele casal e diz: crescei e multiplicai-vos e enchei a terra. Assim o matrimônio está ligado a fecundidade, a procriação e ao domínio da Terra.

Hoje precisamos defender muito a família, o sacramento do matrimônio. Nós sabemos que a família é a célula da sociedade, a igreja se apoia nas famílias, por isso temos que apoiar as famílias para que elas possam viver essa vocação. Temos que apoiá-las para que nenhuma família fique desamparada.

Segundo Papa Francisco o segredo da felicidade em família é a repetição de três palavras: Obrigada, Por favor, Perdão. Dessa maneira haverá na nossa família Amor, harmonia, compreensão e sobretudo felicidade.

A programação da novena e dos festejos segue até dia 09/10. Confira na página do facebook da  Igreja (@Nsadorosariod)

Informações e fotos: equipe da Irmandade