Cultura do encontro em tempos de rede

A A
<p>Em Aparecida (SP), agentes de pastoral e jovens comunicadores refletiram sobre evangelização na era digital</p>
Publicado em: 05/08/2014 - 15:30
Créditos: Jornal O São Paulo - Ed nº 3013

Mais de 900 pessoas, entre comunicadores, profissionais, estudantes e agentes de pastoral, se reuniram em Aparecida (SP) para o 4º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom) e o 2º Seminário Nacional de Jovens Comunicadores dos dias 24 a 27 de julho.

Os eventos aconteceram simultaneamente e foram organizados pelas comissões episcopais para a Comunicação e para a Juventude, da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com o objetivo de refletir sobre novos caminhos para formar e motivar os agentes da Pascom no Brasil. Bispos, sacerdotes, religiosos e leigos comprometidos com a comunicação participaram do encontro.

Com o tema “Comunicação, desafios e possibilidades para evangelizar na era da cultura digital”, os comunicadores contaram com as assessorias de grandes nomes da área, como o jesuíta Antonio Spadaro, doutor em Teologia e consultor dos conselhos para a Cultura e para a Comunicação Social; Letícia Soberón, membro do Comitê da Rede de Informática da América Latina (RIIAL); o jornalista, professor e doutor em comunicação Elson Faxina; o professor e escritor Moisés Sbardelotto, entre outros.

Direto de Roma, por meio de videoconferência, o presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, dom Claudio Maria Celli, também falou aos participantes do evento. Ele recordou que a Igreja cresce por meio da atração fraterna, do testemunho. Segundo ele, este é o tema forte da teia comunicativa da Igreja. Dom Celli citou a mudança cultural que as tecnologias oferecem, por já não serem instrumentos, mas ambientes de vida onde a Igreja precisa ser presença.

Troca de experiências
Além das conferências, aconteceram seminários temáticos sobre teoria e prática de áreas como Pascom, web convergência midiática, arte, e assessoria de imprensa.

Nesses seminários foram relatadas experiências como a da Pascom da Arquidiocese de Natal (RN), que tem se esforçado em implantar grupos em todas as paróquias. Para isso, foi criada uma escola de comunicação, que capacita agentes na produção de textos, elaboração de vídeos, programas de rádio.

Camyla Costa, 20 anos, é coordenadora da Pascom da Paróquia São Judas Tadeu em Palmas (TO), implantada há sete meses, afirmou para O SÃO PAULO que volta do encontro cheia de ideias. “É muito válida toda a experiência e troca de ideias que fizemos aqui entre pessoas de varias regiões do País. Vou promover oficinas, formar pessoas para otimizar o trabalho da pastoral e quem sabe contribuir melhor para a Arquidiocese.

Cultura da comunicação
Para o arcebispo de Campo Grande (MS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, a numerosa adesão aos eventos gera esperança e confirma o que o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil se propõe: “criar uma cultura da comunicação na Igreja no Brasil”.

“Assumimos a consciência de que vivemos, como disse o papa emérito Bento XVI, num continente digital, passamos a entender que a Internet não é um mero instrumento, mas uma ambiência na qual as novas gerações são formadas. Mais uma vez, precisamos adequar a linguagem do Evangelho anunciado para que ele seja interessante e inteligível às novas gerações, sobretudo dos nativos digitais”, disse dom Dimas.

Esperança
De acordo com o padre Clovis Andrade de Melo, assessor da Comissão para Comunicação da CNBB, o encontro foi uma riqueza. “O entusiasmo e o interesse dos participantes por tudo o que foi proposto aqui nos dá a alegria de que valeu a pena todo o esforço feito, para que esse encontro pudesse ser feito assim.

A também assessora da Comissão de Comunicação, irmã Élide Maria Fogolari, afirmou ter se surpreendido com a qualidade, a participação e o desejo de crescimento de todas as pessoas que estiveram nos eventos.

“Tenho certeza que isso vai se repetir nos locais onde as pessoas vivem. Com isso, quem sai ganhando é Jesus Cristo, pois ele deve ser anunciado e comunicado”, completou a assessora.