Conduz primeira reunião presencial de Secretárias (os) Paroquiais após a pandemia.

A A
REUNIÃO DAS SECRETÁRIAS (OS) PAROQUIAIS NA CÚRIA REGIONAL SÉ, TEM ASSESSORIA DO CHANCELER, PE. EVERTON FERNANDES MORAES.
Publicado em: 30/05/2022 - 14:00
Créditos: Redação

Na manhã de 25 de maio, a partir das 9h, no Salão da Cúria Regional Sé, realizou-se a primeira Reunião presencial das (os) Secretárias (os) Paroquiais, após a pandemia da Covid-19. Cerca de 60 representando 49 das 60 paróquias presentes na Região Sé.

A acolhida do encontro foi conduzida pelo Cônego Aparecido Silva, Vigário Adjunto da Região, iniciando com canto, oração e leitura do Evangelho do dia. Após uma breve e profunda reflexão, passou a palavra ao Pe. Everton Fernandes de Moraes, Chanceler do Arcebispado de São Paulo que, deu início a assessoria apresentando o tema “Os Sacramentos”, ressaltando que o serviço pastoral que cada secretária (o) exerce nas Secretarias Paroquiais seja mais acolhedor e eficiente.

Pe. Everton mencionou, em primeiro lugar o Cânon 840, explicando: “Sacramentos são ações de Cristo confiados à Igreja e não ao padre específico, nem à secretária(o) paroquial, mas sim à Igreja.” E completou: “quem diz a forma como o sacramento é celebrado é a Igreja, não o padre ou a secretária (o). E tudo, sempre de acordo com o Código de Direito Canônico e com o Diretório dos Sacramentos – Arquidiocese de São Paulo.

Para falar sobre algumas demandas de uma Secretaria Paroquial, Pe. Everton dissertou sobre um trecho de uma fala do Papa Francisco “A secretaria paroquial não é uma sessão alfandegária”, explicando que muitas vezes criam-se as regras “isso pode, isso não pode” e, pior, aplicam esta regra para todos os casos.

Neste sentido, o chanceler destacou que o padre e as secretárias (os) paroquiais devem perceber que cada pessoa que chega para ser atendido na secretaria paroquial é específica, é única. Devemos compreender o mistério, a história, a fé, o drama, a complexidade e os anseios da vida de cada um e tentar resolver, mesmo que tenha algum impedimento, buscar e/ou mostrar uma solução, resolver a questão que é impedimento para que o fiel consiga a graça do sacramento.

Durante a exposição Pe. Everton falou sobre o Sacramento do Batismo e todas as questões e dúvidas que envolvem este sacramento numa secretaria paroquial, indicando os Cânones para cada caso, bem como também sobre o sacramento da Primeira Eucaristia, da Confirmação e do Sacramento do Matrimônio, inclusive com explicações sobre os trâmites que envolvem todo o preenchimento e cumprimento das datas nas etapas de instrução do Processo de Matrimônio, o Processículo.

Muitos presentes puderam tirar suas dúvidas e o encontro foi concluído com uma bênção final do Cônego Aparecido Silva, um canto de encerramento e um lanchinho acolhedor.

Texto e fotos: Centro Pastoral Sé