Clero reflete sobre vivência da fé

A A
<p>As atividades foram orientadas pelo Cardeal Odilo</p>
Publicado em: 26/03/2014 - 09:00
Créditos: Jornal O São Paulo

O clero da Região Sé realizou seu retiro espiritual anual entre os dias 17 e 21, na cidade de Campos de Jordão, no interior de São Paulo. Os exercícios espirituais dos padres e diáconos foram orientados pelo arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer, e o retiro contou com a presença de Dom Tarcísio Scaramussa, bispo auxiliar da Arquidiocese e vigário episcopal na Região Sé.

A participação de Dom Odilo no retiro estava prevista para 2013, como aconteceu com as demais regiões episcopais. Porém, o encontro coincidiu com o Conclave que elegeu o Papa Francisco em março do ano passado, evento do qual o Cardeal participou.

De acordo com Dom Tarcísio, o retiro teve uma boa representatividade. A participação nas celebrações foi outro ponto marcante dos exercícios espirituais, pois cada setor da Região se encarregou de preparar um momento de oração. “A espiritualidade e a vivência que pudemos perceber nesses momentos foram muito marcantes. Foi um momento de encontro fraterno e sereno de convivência e oração”.

A presença de Dom Odilo no retiro foi também uma oportunidade de o Arcebispo conviver mais de perto com o clero na Região. “O próprio Cardeal destacou que na sua vivência, numa igreja tão grande como a de São Paulo e com os encargos que ele tem até fora da Arquidiocese, nem sempre ele tem oportunidade estar em contato mais direto com o clero. O retiro certamente é a oportunidade de diálogo e vivência com os padres. Isso é bom tanto para o Arcebispo quanto para todo o clero que tem a oportunidade de estar mais próximo dele e receber essa reflexão e partilha de vivência espiritual que o retiro oferece”, concluiu Dom Tarcísio.

Nomeações
Dom Tarcísio Scaramussa prorrogou as nomeações de párocos dos padres Michelino Roberto, Paróquia Nossa Senhora do Brasil, e Antonio Fusari, Paróquia Santa Margarida Maria. Também foi nomeado administrador paroquial o Pe. Sérgio Lucas Câmara para a Paróquia Santa Rosa de Lima, permanecendo pároco na Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Setor Pinheiros).

Na Paróquia Imaculada Conceição, os freis José Carlos de Oliveira e José Moacyr Cadenassi foram nomeados vigários paroquiais. Já o Pe. Pedro Divino de Vilas Boas foi nomeado vigário para a Paróquia Imaculado Coração de Maria. Padre Alessandro Enrico de Borbón é o novo vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Consolação. A Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos acolhe o Pe. Francisco de Assiz Muchiutti. Enquanto a Paróquia Sagrado Coração de Jesus recebe o Pe. Vicente de Paulo Moretti Guedes.

Padre Hlemo Cesar Faccioli assume a missão de vigário paroquial da Paróquia Santa Cecília e Anderson Bernardes Banzatto foi designado para a mesma função na Paróquia Santa Margarida Maria.

A Paróquia Santa Teresinha recebe o Fr. Francisco Aurílio Matias Costa como vigário paroquial e na Paróquia São Francisco de Assis, o novo vigário paroquial é o Fr. Carlos Pierezam. Para a Paróquia São Joaquim foi nomeado vigário paroquial o Pe. Hélio de Campos Vergueiro Filho.