celebrada na Igreja das Chagas do Seráphico Pai São Francisco, no Largo são Francisco por Dom Odilo

A A
NO DIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS DOM ODILO CELEBRA NA IGREJA DO PADROEIRO
Publicado em: 04/10/2021 - 15:00
Créditos: Redação

MISSA DO PADROEIRO SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Celebrada na Igreja das Chagas do Seráphico Pai São Francisco, no Largo são Francisco, Setor Catedral, com a presença da ministra da Ordem Terceira Franciscana, irmã Maria Aparecida Crepaldi, e concelebrada com Frei Mário Luiz Tagliari, OFM, Pároco e Reitor do Santuário e Convento São Francisco, a Missa do dia 04 de outubro, às 9h, Solenidade de São Francisco de Assis, foi presidida por Dom Odilo P. Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo.

Dom Odilo, em sua homilia, destacou como São Francisco atrai as pessoas para o coração do Evangelho e é admirado e seguido não apenas pelos cristãos, mas também por outras religiões e mesmo por aqueles que não seguem nenhuma religião, pois sua vida é um exemplo de virtudes e valores a ser seguido por todos. Lembrou com carinho de quando foi nomeado Bispo e foi até Assis para "conversar" com Francisco e o dia da primeira vez que esteve junto ao túmulo do Pobrezinho de Assis, também em um dia 4 de outubro.

Com firmeza, nos lembrou que São Francisco é padroeiro dos animais e da natureza, porém ele é muito mais do que isso, no seu significado para a Igreja e a humanidade. Começando pela sua conversão e a busca de Deus, pois buscando Deus foi se desapegando de tudo que dá uma falsa sensação de saciedade na vida. Encontrou Deus na simplicidade, na humildade, na pobreza.

Depois, São Francisco buscou a fraternidade. A conquista egoísta e individualista não nos leva a lugar nenhum. A fraternidade é a grande marca do franciscano: Fratelli Tutti, como diz o papa Francisco. É preciso compartilhar! Francisco reuniu muitos irmãos ao seu lado, fazendo que o seu carisma se espalhasse rapidamente por toda a Europa, fazendo desde os mais simples até Reis e Rainhas abraçaram a forma de vida segundo o Evangelho. Francisco, portanto, é missionário e isso é muito atual: é preciso espalhar ao mundo essa forma de vida. Quanto mais franciscano vamos nos tornando, mais perto de evangelho estamos.

São Francisco era a imagem de Jesus Cristo, imagem viva e santa do Evangelho, marcada por um amor imenso a Deus e atento a Sua vontade em nossas vidas. Um homem santo na caridade, na fé e no amor. Ao final, nos disse: aprendamos com São Francisco a ser cristãos. 

Informações e fotos: Pascom - Santuário São Frrancisco