Celebração pelos 50 anos de Sacerdócio

A A
DOM ODILO CELEBRA A SANTA MISSA PELO JUBILEU DE OURO SACERDOTAL DO CÔNEGO SÉRGIO CONRADO, PÁROCO DA PARÓQUIA SÃO GABRIEL ARCANJO, NO SETOR JARDINS
Publicado em: 02/05/2022 - 16:00
Créditos: Redação

CÔNEGO SÉRGIO CONRADO CELEBRA JUBILEU DE OURO NO SACERDÓCIO

 Na Paróquia de São Gabriel, Jardim Paulista, no dia 30 de abril reuniram-se o Cardeal Dom Odilo P. Scherer, vários Sacerdotes, Diáconos, Seminaristas Paulinos, muitos leigos vindos das 8 Paróquias, onde o Côn. Sergio trabalhou. Ainda representantes da Faculdade de Teologia, da Mitra Arquidiocesana e também da Cúria Regional.

Dom Odilo iniciou a celebração convocando todos para um imenso agradecimento a Deus pelos 50 anos de sacerdócio do Côn. Sergio e desejou que continue com seu trabalho dedicado a Deus e a seu povo. Na homilia o Sr. Cardeal discorreu sobre a vida e atuação do Cônego conclamando os participantes a rezarem por mais vocações e que de cada comunidade ali presente brotasse alguma vocação para o Sacerdócio e Vida Religiosa. Lembrou que estamos no primeiro Sínodo e que a participação de todos é imprescindível.

Além disto, o Côn. Sergio afirmou a necessidade de ter a teologia e pastoral unidas. Uma necessita da outra para que a teologia não seja alienada e a pastoral um simples agir.

O seu agradecimento abrangeu também os sacerdotes ali presentes que o acompanharam durante a teologia em Roma e os trabalhos pastorais. Estendeu sua gratidão aos professores que o instruíram, os leigos e leigas que o acompanharam nessa trajetória e de modo especial D. Paulo Evaristo, Cardeal Arns que o orientou na maior parte desses 50 anos. Também agradece ao Arcebispos D. Carlos Carmelo, Cardeal Mota, no tempo de seminarista menor; D. Agnelo, Cardeal Rossi na filosofia, D. Claudio, Cardeal Hummes e atualmente D. Odilo P. Cardeal Scherer. Em seguida dois representantes da Comunidade São Gabriel apresentaram suas felicitações ao Côn. Sergio.

Finalmente uma representante da Paróquia agradeceu a presença e atuação de D. Odilo, na Arquidiocese, felicitando-o pelos 15 anos de posse como Arcebispo de São Paulo ocorrido no dia 29 de abril, dando-lhe um mimo em nome de todos os presentes.

ALGUNS ASPECTOS HISTÓRICOS

         Côn. Sergio, nascido em Santo Amaro a 04/07/1941 entrou no seminário menor em 1958 e cursou humanidades até 1963, quando iniciou o curso de Filosofia. Em 1967 com mais dois seminaristas um de São João da Boa Vista e o outro de Ribeirão Preto, foi enviado a Roma para fazer Teologia até 1970. Voltando em 1971 recebeu o Diaconato e foi trabalhar no Jardim São Luiz Zona Sul. Em 30 de abril de 1972 foi ordenado por D. Paulo Evaristo na Matriz de Santo Amaro. Em seguida foi enviado à Paróquia São João Batista do Itaim Paulista. Em dezembro do mesmo ano tornou-se Pároco de N. Srª Aparecida da Ponte Rasa. Daí iniciou sua caminhada Pastoral: São Miguel Paulista, Santa Madre Cabrini/Campos Elíseos, N. Srª dos Remédio/Cambucí, N. Srª do Carmo/Aclimação e atualmente São Gabriel Arcanjo/Jardim Paulista.

MAGISTÉRIO E COORDENAÇÃO PASTORAL DA ARQUIDIOCESE

Em 1976 o Côn. Sergio foi convocado por D. Paulo para criar um Secretariado Arquidiocesano para a Coordenação Pastoral da Arquidiocese, esse trabalho durou 21 anos, período em que foram elaborados os Sete Primeiros Planos de Pastoral da Arquidiocese.

Iniciou seu Magistério em Teologia Pastoral da qual se tornou Doutor em 1989 na Pontifícia Universidade Lateranense de Roma.   Até 2015 lecionou diversas disciplinas na Faculdade de Teologia N. Srª da Assunção e PUC.                                   

CONCLUSÃO

Côn. Sergio para encerrar as comemorações falou: “Agradeço de coração, uma vez mais a todos os presentes, outros que não puderam vir, outros ainda que já partiram para o Pai. De tudo o que falei, uma certeza permanece: Deus chama, prepara, envia e sustenta. Cabe a nós sermos fiéis. Deus lhes pague!”.

 Texto e fotos: Daniel Abe e Carmen Sanches