Catequista fazem retiro anual

A A
<p class="rtecenter">Encontro de oração e espiritualidade ressalta a necessidade de uma experiência de fé dos protagonistas da evangelização</p>
Publicado em: 11/07/2014 - 10:30
Créditos: Jornal O São Paulo - ed nº 3010

Imagem: Fernando Geronazzo

“Catequista: protagonista na caminhada para o Senhor” foi o tema do retiro anual de catequistas da Região Episcopal Sé, realizado no domingo, 6, no Colégio Notre Dame, zona oeste de São Paulo.

O dia de oração e reflexão contou com a presença de catequistas das várias paróquias da Região e foi assessorado pelo padre Carlo Batistoni, do Centro Bíblico Regnum Dei, de Ponta Grossa (PR).

A partir de dois trechos do livro Atos dos Apóstolos, das histórias de Cornélio e de Filipe, o assessor falou sobre a maneira com a qual o Evangelho penetra na cultura que, hoje, está “descristianizada”.

“Dentro do ambiente pagão, os primeiros cristãos conseguiram, através de uma dinâmica profundamente humana e divina, fazer penetrar a força do Evangelho. Então, vimos juntos com os catequistas os procedimentos, como Deus prepara as coisas, como a resposta do homem é necessária, todos os elementos necessários para que haja uma iniciação à vida cristã entendida como penetração dentro de um mistério”.

O capítulo 8 dos Atos dos Apóstolos relata o encontro de Filipe com o eunuco, que teve a alegria de conhecer o testemunho de Jesus e foi batizado. Filipe, ao batizá-lo, ultrapassa os limites, dando uma nova abertura e acolhendo alguém que não poderia pertencer à comunidade.

“Também nós, como catequistas, não podemos ver as diferenças, mas devemos, sim, acolher a todos”, destacou Ana Luíza José, 58, catequista há mais de 20 anos na Paróquia Santa Cecília.

As reflexões do retiro foram conduzidas por meio de uma experiência de Leitura Orante da Bíblia, contando também com uma dinâmica na qual cada catequista recebeu uma cruz simbólica que significava a adesão de cada um à cruz de Cristo.

Para o coordenador da Animação Bíblico-catequista, da Região Sé, padre Marcelo Delcin, o retiro significou um momento de interiorização de cada catequista no sentido de compreender qual é o sentido de compreender qual é o seu chamado e seu papel, de fato, na comunidade cristã em relação à evangelização. ”Foi um momento profundo de um olhar para dentro de si e de fortalecer-se em seu ‘sim’”.

Padre Marcelo também ressaltou que a grande ênfase do retiro foi mostrar que a iniciação à vida cristã “não é feita só de um sacramento, nem só da formação intelectual, mas de toda um experiência profunda de Deus, a qual somos chamados a transmitir aos outros”.

“Esse retiro deu mais força para nós. Ajudou-nos a ver que muito mais que catequistas, somos aquela pessoa que dá a mão e fala para o catequisando, ‘venha’. Hoje sei que minha missão é essa. Trazer alguém ao encontro de Jesus”, completou Ana Luíza.

Veja também as fotos do Retiro da Animação Bíblico Catequética Regional - 2014