Cardeal Scherer anuncia mudanças nos seminários da Arquidiocese

A A
<p>Durante missa na solenidade da Imaculada Conceição, no dia 8 de dezembro, foram anunciados nomes de reitores das casas de formação e do diretor espiritual</p>
Publicado em: 11/12/2014 - 16:15
Créditos: Edição nº 3031 a do Jornal O SÃO PAULO – página 23

O Seminário Arquidiocesano Imaculada Conceição, complexo que agrega as casas de formação presbiteral da Arquidiocese de São Paulo, teve celebração de festa patronal nesta segunda-feira, 8 de dezembro.

Os seminaristas se reuniram no Seminário de Teologia Bom Pastor, no Ipiranga, para a missa presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano, e concelebrada pelos bispos auxiliares Dom Edmar Peron, que também é referencial para os Seminários e Pastoral Vocacional, Dom Julio Endi Akamine, Dom José Roberto Fortes Palau e Dom Carlos Lema Garcia, além de demais padres formadores, colaboradores, entre eles, os seis sacerdotes ordenados no último sábado, 6 de dezembro.

Na homilia, o Cardeal agradeceu aos formadores pelo trabalho realizado neste ano. “Uma missão que exige muita responsabilidade”, destacou, recordando que também já foi formador quando padre na Diocese de Toledo (PR).

O Arcebispo ainda saudou os seminaristas que dão um passo a mais no caminho do discernimento para o sacerdócio e na preparação em suas várias dimensões – espiritual, intelectual e humana. Agradeceu, ainda, ao trabalho da Pastoral Vocacional, representada pelo coordenador arquidiocesano, Padre Messias de Moraes Ferreira.

Na missa, os seminaristas João Henrique Novo do Prado e Wellington Laurindo dos Santos fizeram a profissão de fé e o juramento de fidelidade, que antecedem à ordenação diaconal, que acontecerá no sábado, 13 de dezembro.

Nomeações

No final da celebração, também foram anunciadas mudanças na estrutura do Seminário Arquidiocesano para 2015: a unificação dos dois seminários propedêuticos, que agora funcionarão no Seminário Nossa Senhora da Assunção, tendo como novo reitor o Pe. José Adeildo Machado, até então vice-reitor do Seminário de Filosofia Santo Cura D’Ars, que terá novo reitor, Pe. Frank Antonio de Almeida, até o momento reitor do Seminário Propedêutico Santo Antonio de Sant’Anna Galvão.

O Cônego José Adriano, reitor do Propedêutico Nossa Senhora da Assunção, deixa o cargo para assumir uma paróquia na Região Brasilândia e também terá a função de diretor espiritual do Seminário de Filosofia. O Pe. José Edivaldo Melo concluiu seus trabalhos como reitor do Seminário de Filosofia e assumirá uma paróquia na Região Sé. Cônego Adriano atuava na formação há 22 anos, enquanto o Padre Edivaldo, há 16.

Ao falar sobre o encerramento dessa etapa de trabalho, Cônego Adriano afirmou, ao O SÃO PAULO, que está muito feliz e lembrou o apóstolo São Paulo, quando disse: “completei a carreira”. “Tenho o sentimento de uma missão cumprida”, disse. Sobre o novo trabalho em uma paróquia, o Cônego garantiu que essa mudança o ajudará a “rejuvenescer e a retomar as forças”.

Sucessor do Cônego, Padre Adeildo assume a nova função com alegria. “É uma grande responsabilidade que a Igreja nos dá. Temos muita confiança em Deus para desempenhar nosso trabalho da melhor maneira possível, acolhendo àqueles que estão chegando ao seminário, para ajudá-los no discernimento vocacional”.

Ação de graças

Para o Pe. Cícero Alves de França, reitor do Seminário de Teologia, o seminário arquidiocesano tem muito a agradecer em 2014. Além das ordenações dos padres e dos diáconos que serão ordenados no próximo sábado, os formadores também agradecem porque estão começando a colocar em prática o Diretório de Formação da Arquidiocese. “Também rendemos graças a Deus pela perseverança dos candidatos. Temos muito a agradecer a Deus pela abertura no processo formativo, que sempre exige muito empenho e que requer do seminarista uma abertura. A centralidade que temos buscado dar na formação espiritual, como centro da qual todas as outras dimensões estão ligadas, também é motivo de agradecimento”.

Fernando Geronazzo