Benção das imagens do menino jesus para os presépios nas casas

A A
NA CATEDRAL A BENÇÃO DAS IMAGENS DO MENINO JESUS PARA OS PRESÉPIOS NAS CASAS DAS FAMÍLIAS
Publicado em: 20/12/2021 - 14:30
Créditos: Redação

BENÇÃO DAS IMAGENS DO MENINO JESUS NA CATEDRAL

No domingo, 19 de dezembro, como o faz em todos os anos, no 4º Domingo do Advento, em Missa Solene às 11 horas, na Catedral da Sé, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, efetuou a Benção das Imagens do Menino Jesus, trazidas pelo povo de Deus presente na Celebração. Antes, porém, em homilia, lembrou:

‘[...] no próximo sábado a Liturgia nos coloca ainda mais dentro do contexto do mistério do Natal que nós celebramos ao nosso redor.

 Muita coisa fala do Natal. Mas eu pergunto: do muito que se fala ou se mostra no Natal até que ponto isso está nos ajudando a realmente acolhermos e celebrarmos bem o mistério do Natal? O mistério é essa grande realidade com quem nós somos envolvidos, o Natal não é invenção humana, é presente de Deus e, portanto, tem um significado muito alto. Muita coisa ao nosso redor não consegue ir um pouco mais a fundo ao sentido mesmo do Natal. E por isso talvez até mesmo antes, tantas coisas acabam cansando. Porém não se viveu ainda o Natal. Para nós cristãos independentemente de tudo o que se faz ao redor do Natal pode ser muito bonito e é.

Toda casa onde entra Maria com Jesus, se enche de alegria. Deus quer encher não só nossas casas, mas o mundo, nossas cidades do Espírito Santo.

Retomemos e continuemos a preparação para a celebração do Natal lembrando que Jesus já veio. Na liturgia nós celebramos como se fosse um acontecimento hoje para que também nós tenhamos a mesma oportunidade que tiveram os pastores.  Que a Virgem Maria e São José intercedam por nós nesses dias de preparação para o Santo Natal.’

Antes da Benção Final da Missa, abençoou as imagens seguindo o Rito próprio da Benção, com as imagens sendo seguradas com respeito e amor pelas pessoas, que na noite de Natal as colocarão em presépios em seus lares.

O casal Antônio Carlos e Maria Cristina que participou do momento da benção resumiu a presença da imagem do Menino Jesus no presépio em seu lar:

 ‘O Natal não é um dia qualquer. É santíssimo dia. Jesus transformou-se em homem como nós. E essa presença da imagem vem nos lembrar desse imenso amor que Deus tem para conosco e para conosco e a humanidade’.

 A Sra. Mirna, presente também deu o seu depoimento:

Todo dia quando eu olho para o meu presépio eu me lembro do renascimento de Cristo que veio ao mundo como criança, depois, a vida que ele deu em sacrifício, derramando seu sangue no calvário. É muito importante ter Menino Jesus dentro de casa como também o crucifixo com Cristo, para nos lembrarmos todos os dias do Cristo fez por nós e pela humanidade.

Colaboração de texto: Ruy Halasz

Fotos: Rami Borba