Assembleia Regional indica desafios à evangelização da juventude e da família

A A
<p>Fapcom realiza assembléia de pastoral para a Região Episcopal Sé</p>
Publicado em: 08/10/2014 - 10:15
Créditos: Edição nº 3022 do Jornal O SÃO PAULO – página 21

A Região Episcopal Sé realizou sua assembleia de pastoral no sábado, 4 de outubro, na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (Fapcom), na Vila Mariana.

O encontro reuniu párocos, administradores paroquiais, membros do Conselho Regional de Pastoral (CRP) e representantes das paróquias para refletir sobre as diretrizes arquidiocesanas da pastoral, avaliar a caminhada realizada no último ano, e apresentar propostas a serem encaminhadas para a Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, que acontecerá em 8 de novembro.

A Assembleia também foi ocasião de acolhida do novo vigário episcopal para a Região Sé, Padre Aparecido Silva. O coordenador regional de pastoral, Padre José Enes de Jesus, apresentou a síntese do questionário entregue pelas paróquias da Região. As prioridades mais destacadas foram no campo da saúde, família, juventude, missão permanente, social e iniciação à vida cristã, sendo esta última a urgência indicada para 2014 pelo 11º Plano de Pastoral arquidiocesano.

“Analisando esses projetos pastorais, podemos perceber que houve trabalho nesses desafios”, afirmou o Padre Enes, chamando a atenção para a frequente necessidade de formação apontada nas assembleias anteriores. “Hoje, percebemos que a dimensão formativa tem sido colocada em prática. Em todas as paróquias há uma escola de fé, curso bíblico, ou mesmo estudos de documentos nos conselhos de pastoral paroquiais (CPP)”.

Num segundo momento, divididos em grupos a partir dos setores, os agentes de pastoral elaboraram propostas para deferentes destaques pastorais em vista a urgência indicada para 2015, “A Igreja a serviço da vida plena para todos”.

Padre Aparecido explicou que embora a urgência da iniciação cristã seja para este ano, quase todos os questionários respondidos pelas paróquias apresentavam essa urgência e cada grupo elaborou uma proposta para essa dimensão e mais uma para as demais dimensões da síntese.

“Muitas urgências destacadas já estão acontecendo em nossas paróquias e setores. No entanto, devemos continuar e aprimorar os nossos trabalhos”, disse o Padre Aparecido, chamando a atenção para as dimensões da família e da juventude, muito presentes nas respostas dos questionários.

Fernando Geronazzo