Assembleia das Igrejas acontece em Itaici

A A
<p>Com o tema ''Vocação e missão dos cristãos leigos numa paróquia missionária'',a Assembléia refletiu experiências na expressão do Papa Francisco</p>
Publicado em: 22/10/2014 - 10:30
Créditos: Edição nº 3024 do Jornal O SÃO PAULO – página 23

A 36ª edição da Assembleia das Igrejas do Regional Sul 1 da CNBB levou ao Centro de Espiritualidade Inaciana (CEI), em Indaiatuba, Itaici (SP), entre os dias 17 e 19 de outubro, cerca de 200 pessoas, entre bispos, coordenadores diocesanos de pastoral, párocos, leigos e leigas delegados de coordenação diocesana de pastoral, e outros interessados na partilha de vivências.

À luz do tema “Vocação e missão dos cristãos leigos numa paróquia missionária”, a Assembleia refletiu e partilhou experiências de uma “Igreja em saída”, na expressão do Papa Francisco. Dom Moacir Silva, arcebispo de Ribeirão Preto e vice-presidente do Regional Sul 1 da CNBB, presidiu a celebração de abertura. Na sequência, o Bispo acolheu os participantes e justificou a ausência do presidente do Regional, o Cardeal Odilo Pedro Sherer, que estava no Vaticano participando da assembleia extraordinária do Sínodo dos Bispos. Os trabalhos foram coordenados pelo secretário do Regional, Dom Tarcísio Scaramussa, bispo coadjutor de Santos.

O tema da Assembleia foi apresentado por Dom Julio Endi Akamine, bispo auxiliar de São Paulo, que interagiu com a assembleia usando a alegoria de um rio, desde a nascente até a sua foz, para que a reflexão do tema sobre o laicato também tivesse uma caminhada do nascedouro (documentos da Igreja) até sua realização.

O segundo dia de atividades teve como destaque os debates e reflexões sobre o texto apresentado no primeiro dia por Dom Julio. Além disso, divididos em grupos, os participantes refletiram sobre os documentos Lumen Gentium, Apostolicam Actuositatem, Christifideles Laici, “Documento de Aparecida”, Evangelii Gaudium, “Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil – Doc. 94”, “Comunidade de Comunidade: uma nova paróquia – Doc. 100”, e “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade – Doc. de Estudos 107”, direcionados à vocação e missão dos leigos na Igreja. A experiência pessoal com Jesus, a conversão pessoal e paroquial, a formação de líderes e a comunhão pastoral foram mais destacados nos grupos e na plenária.

Com a presença de Dom Roque Paloschi, bispo de Roraima, a assembleia estreitou laços com o Regional Norte 1 da CNBB. Durante a noite do sábado, 18 de outubro, acontece um momento Missionário Mariano, dirigido por Dom Roque, durante o qual houve a reza do Terço Missionário. O Bispo partilhou experiências da Missão e Evangelização na Amazônia e do Projeto Sul 1/Norte 1, que envia presbíteros e missionários religiosos e leigos para auxiliar na missão e no trabalho pastoral de paróquias no Regional Norte 1.

No domingo, 19 de outubro, último dia da Assembleia, Dom Julio Akamine fez a síntese das pistas de ação pastoral. Ele salientou que “a síntese não é um resumo, e sim para mostrar as relações entre as propostas, pois dá uma visão do conjunto. Não tem a preocupação quantitativa, de definir quantas sugestões há em cada linha de ação, mas uma projeção correta para aplicação”.

Diácono José Carlos Pascoal e Renato Papis

Tags