Arquidiocese institui Medalha São Paulo Apóstolo

A A
Publicado em: 12/03/2015 - 16:00
Créditos: Arquidiocese de São Paulo

Durante o encontro com as coordenações pastorais da Arquidiocese de São Paulo, realizado na manhã do sábado, 7, na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM), o Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano, instituiu oficialmente a Medalha “São Paulo Apóstolo”, que homenageará pessoas, entidades e instituições que se tenham destacado pela sua contribuição à vida e à missão da Igreja na Arquidiocese de São Paulo.

De acordo com o Arcebispo, a medalha é um prêmio de reconhecimento que tem os objetivos de valorizar, estimular e dinamizar a vida eclesial e pastoral na Arquidiocese. Dom Odilo também frisou que a instituição da Medalha acontece no ano em que se comemora 270 anos de criação da Diocese de São Paulo.

A Medalha traz, numa face, a efígie do apóstolo São Paulo, Patrono da Arquidiocese; na outra face, traz a vista frontal da catedral metropolitana de São Paulo. Sua entrega será acompanhada de um diploma correspondente.

No Decreto de instituição da medalha, Dom Odilo ressaltou que “todos os Batizados foram constituídos como povo de Deus e são participantes do múnus sacerdotal, profético e régio do próprio Cristo” e acrescentou que a homenagem também será “incentivo para que floresça mais abundantemente a vida eclesial e pastoral nesta Cidade imensa”.

Também foi promulgado um Regulamento e instituída a Comissão da Medalha, coordenada por Dom Carlos Lema Garcia, bispo auxiliar da Arquidiocese, e composta pelos padres  Luis Eduardo Baronto e Juarez Pedro de Castro.

Será concedida a cada ano uma Medalha a pessoas que se destacaram nas seguintes dimensões da vida eclesial e pastoral:

- testemunho laical;

- serviço sacerdotal;

- ação caritativa e de promoção humana;

- ação missionária;

- inovação na metodologia pastoral;

- educação cristã;

- defesa e promoção da vida e da dignidade humanas.

Será concedida a cada ano uma Medalha a entidades e instituições que se destacaram pelo testemunho cristão nas seguintes áreas:

- cultura;

- comunicação;

- serviço social.

A data da concessão da Medalha será estabelecida, a cada ano, entre os dias 15 de agosto (Festa de Nossa Senhora da Assunção) e 5 de setembro (aniversário da dedicação da Catedral Metropolitana).

A seleção dos homenageados, em conformidade com este Regulamento e seguindo critérios previamente divulgados no Edital de inscrição, ficará a cargo de uma Comissão Julgadora, com 5 membros nomeados pelo Arcebispo.

Tags