apresenta Live formativa e motiva Paróquias a formarem a Pastoral da Ecologia

A A
LIVE MOTIVA A FORMAÇÃO DA PASTORAL DA ECOLOGIA NAS PARÓQUIAS
Publicado em: 02/08/2021 - 11:30
Créditos: Redação

LIVE MOTIVA A FORMAÇÃO DA PASTORAL DA ECOLOGIA NAS PARÓQUIAS

No último sábado, 31/07, às 17h, realizou-se uma live formativa promovida pela Pastoral da Ecologia Integral do Brasil, com o tema "Estruturação de uma Pastoral de Ecologia Integral", sendo ministrada pelo formador, Pe. José Carlos Pereira, CP e com assessoria de Marco Antonio Paffetti da Pastoral da Ecologia Integral da Paróquia São Paulo da Cruz - Igreja do Calvário, no Setor Pastoral Pinheiros, da Região Episcopal Sé e também de André Staudemeier Gonçalves, da Pastoral da Ecologia da Diocese de Santos. E, as Paróquias da Região Episcopal Sé foram convidadas a assistir para que se sintam motivadas a formar a Pastoral da Ecologia em cada uma delas.

Padre José Carlos Pereira é padre Passionista, tem pós-doutorado em Antropologia Social, doutorado em Sociologia, Mestrado em Ciência da Religião, Bacharelado em Teologia e Licenciatura Plena em Filosofia. É autor de mais de 70 livros, em diversas áreas, publicados no Brasil e no exterior, além de algumas traduções. Tem obras publicadas com as principais Editoras católicas do Brasil (Vozes, Paulus, Paulinas, Santuário e Ideias & Letras, Ave-Maria, CNBB, A Partilha, Catholicus/Promocat) e algumas Editoras Universitárias. Faz parte do Núcleo de Estudos Religião e Sociedade (NURES), do Programa de pós-graduação em Ciências Sociais da PUC/SP; é articulista da Revista Paróquias, da qual também faz parte do Conselho de conteúdo; é assessor do CCM (Centro Cultural Missionário), de Brasília/DF, Organismo da CNBB e ainda presta consultorias e assessorias em Paróquias, Dioceses, Congregações Religiosas e outras Instituições do Terceiro Setor. Dentre seus trabalhos é coautor do livro “Pastoral da Ecologia e do Meio Ambiente – Por uma paróquia sustentável comprometida com a defesa da vida e da “casa comum”, edições CNBB.

O objetivo da live foi conscientizar sobre a urgência da conversão ecológica como um clamor do mundo atual, além de alertar também quanto a um certo desinteresse  por parte da maioria das dioceses e paróquias perante esta realidade e da importância de se organizar/estruturar a pastoral de ecologia integral articulada com os documentos da Igreja, principalmente os de Santo Domingo (1992), Aparecida (2007), Querida Amazônia (2020) e principalmente a Encíclica Laudato Sì (2015), pois não dá mais para cruzar os braços e nem se calar diante da gravidade da crise ecológica que estamos vivendo.

Neste sentido devemos instigar e motivar a formação de Pastorais da Ecologia Integral em todas as Paróquias como forma de engajamento na defesa da nossa “casa comum” e mostrar sintonia com os apelos do mundo atual. Embora o livro do Gênesis e São Francisco de Assis já tivessem acenado para essa questão, a Igreja custou a despertar para essa necessidade pastoral. Citamos São Francisco de Assis como exemplo de preocupação ecológica muito além de seu tempo.

Pe. José Carlos ressaltou que “a igreja já esperou demais”, embora nas últimas décadas vem ouvindo esses clamores e tendo iniciativas que buscam dar uma resposta a essa problemática; isso é parte de sua missão profética de defender a vida.  Várias Campanhas da Fraternidade há anos vêm tocando neste tema, direta ou indiretamente, mas sempre alertando sobre questões sociais e ecológicas. E hoje as circunstâncias reacenderam estas questões, apesar das resistências e preconceitos alguns adeptos de determinadas correntes teológicas. Por isso, é importante motivar e no sentido de sair dos documentos e partir para as ações, alertando que, se não cuidarmos do presente, talvez não tenhamos o futuro. É preciso agir agora para não correr o risco de não proporcionarmos o futuro para as próximas e futuras gerações.

Cada novo membro da Pastoral da Ecologia que nasce em cada Paróquia, e que tenham a vontade de agir, mesmo que em pequenos gestos e ações, já começa a fazer a diferença. Pequenas ações, mesmo que isoladas, aparentemente são inofensivas, mas se nos juntarmos, podemos fazer uma diferença enorme.

Esta Pastoral é uma ação de bons pastores, de pessoas que se preocupam com a vida de todos, pois o meio ambiente, o planeta, é de todos e quem não defende o meio em que vive, não defende a vida.

A Pastoral da Ecologia deve dialogar com todas as outras pastorais, deve promover a conectividade entre elas, deve transitar entre todas, fazendo perceber que a atuação de todas, deve se voltar também para os cuidados com a casa comum, assim como defende o Papa Francisco em sua encíclica Laudato Sì.

Enfim, que cada bispo, pároco, leigos se motivem a estruturar uma Pastoral da Ecologia Integral em sua Diocese e paroquias reconhecendo a grandeza, a urgência e a beleza do desafio que temos pela frente pela defesa da vida e de nossa “casa comum” (LS15).

Para assistir a Live, clique aqui

Para ver os slides do Pe. José Carlos Pereira, CP utilizados na Live, clique aqui

 

Colaboração: Marco Antonio Paffetti

Informações: Centro Pastoral Sé

Foto: Reprodução da Internet.