Aos 75 anos , Paróquia São Francisco é parte da história de São Paulo

A A
<p>Essa Paróquia tem muita história para contar, não só sobre ela, mais sobre a Cidade de&nbsp;&nbsp;São Paulo</p>
Publicado em: 14/01/2015 - 13:45
Créditos: Edição nº 3034 a do Jornal O SÃO PAULO – página 21

Entre as paróquias da Região Episcopal Sé que completam 75 anos em 2015, está uma cuja história se confunde com a da própria cidade de São Paulo.

Embora tenha sido instituída como território paroquial apenas em 24 de março de 1940,a Paróquia São Francisco de Assis, localizada no largo que recebe o mesmo nome no centro da capital, tem sua origem no século XVII.

Em 1640, chegaram os primeiros franciscanos a São Paulo, menos de um século depois da fundação da cidade, que no próximo dia 25 completa 461 anos.

A caravana de sete religiosos franciscanos instalou-se inicialmente em uma casa em frente à Ermida de Santo Antônio, na atual praça do Patriarca. Dois anos depois, os frades ganharam um terreno, doado pela Câmara, de “oitenta braças de chão”, e deram início à construção do Convento. No dia 17 de setembro de 1647, festa das Chagas de São Francisco, foi inaugurado o Convento de São Francisco e de São Domingos.

Na época que foi inaugurado, era o maior já construído em São Paulo. Ocupava todo o espaço que atualmente é da Faculdade de Direito. O terreno do Convento tinha três fontes de água pura, mas sofria com as enchentes  do ribeirão Anhangabaú.

Em 1870, um incêndio destruiu a capela-mor, onde só foram salvas as paredes e a imagem de São Francisco, considerada a mais bela das que se encontram nos conventos antigos.

Frei Galvão

Um dos mais ilustres moradores do Convento de São Francisco foi, sem dúvida, Santo Antonio de Sant’Anna Galvão (1739-1822), canonizado pelo Papa Bento XVI em maio de 2007, em São Paulo.

Paulista de Guaratinguetá, Frei Galvão ingressou na Ordem Franciscana no dia 15 de abril de 1760, tomando o hábito no Convento de Santo Antônio de Macacu.

Em julho de 1762, dois anos após seu ingresso na Ordem Franciscana, o frei foi enviado para São Paulo para cursar Filosofia, onde também completou o curso de Teologia.

Faculdade de Direito

Em 1828, foi aberto em uma sala do Convento que servia de sacristia, o curso jurídico que deu origem à atual Faculdade de Direito do Largo São Francisco.

Em 1860, foi fundada a Irmandade Acadêmica de São Francisco, composta por professores, doutores e alunos da Faculdade, residentes na capital, para ajudar a manter o patrimônio cultural e religioso do Convento. Foi naquela época que eles doaram o altar-mor da Igreja, adquirido em Munique, na Alemanha.

A estrutura atual do Convento São Francisco foi construída em 1941, um ano após a criação da Paróquia. Em 6 de junho de 1997, o Cardeal Paulo Evaristo Arns, então Arcebispo de São Paulo, declarou que o Convento de São Francisco passaria a ser também Santuário São Francisco, já que recebe fiéis de toda a grande São Paulo.

Desde fevereiro de 2013, o Frei Luiz Henrique Ferreira é o pároco. ”Esta paróquia tem grandes desafios porque está no coração da cidade de São Paulo. Aqui acorrem pessoas da cidade toda, sobretudo no atendimento diário de confissões. Eu diria que esta comunidade paroquial tem uma característica diferente das demais paróquias nos bairros”, disse o Pároco, na ocasião da sua posse.

A Paróquia também conta com um trabalho social com os pobres, principalmente as pessoas em situação de rua, oferecendo café da manhã todos os dia com pães feitos no próprio convento.

Fernando Geronazzo