A importância da Catequese sobre a criação

A A
Publicado em: 01/10/2014 - 10:15
Créditos: Edição nº 3021 do Jornal O SÃO PAULO – página 05

Querido leitor do jornal O SÃO PAULO, nos artigos anteriores, refletimos sobre as etapas da Iniciação Cristã. Hoje, proponho uma questão utilizando como referência de explicação o Catecismo da Igreja Católica. A questão é: “que importância tem a Catequese sobre a criação?” O Catecismo da Igreja Católica, no parágrafo 282, nos explica de maneira clara a importância do tema da criação, diz que: a Catequese sobre a criação reveste-se duma importância capital. Diz respeito aos próprios fundamentos da vida humana e cristã, porque torna explícita a resposta da fé cristã à questão elementar que os homens de todos os tempos têm posto a si mesmos: “De onde vimos?”; “Para onde vamos?”; “Qual a nossa origem?”; “Qual o nosso fim?”; “De onde vem e para onde vai tudo quanto existe?”. As duas questões, da origem e do fim, são inseparáveis. E são decisivas para o sentido e para a orientação da nossa vida e do nosso proceder.

O ser humano sempre foi perseguido por perguntas sobre o sentido da vida e do universo.

Qual é a origem da vida? De onde veio o ser humano? Ele é fruto do acaso? O ser humano foi criado bom por um Deus bom ou é resultado de um destino cego e do acaso? A ciência moderna responde a essas perguntas? Pode contribuir para respondê-la ou só atrapalha os que têm fé?

O Catecismo dá um destaque especial à fé na criação porque crer na criação do mundo por Deus é a resposta que os cristãos dão para as questões fundamentais sobre o sentido de nossa vida e do mundo.

É preciso que fique claro, desde o início, que o Catecismo da Igreja Católica não tem a intenção de ensinar ciências naturais. É exatamente isso o que os parágrafos 283 e 284 nos explicam.

Parágrafo 283: a questão das origens do mundo e do homem tem sido objeto de numerosas investigações científicas, que enriqueceram magnificamente os nossos conhecimentos sobre a idade e a dimensão do cosmo, a evolução dos seres vivos, o aparecimento do homem.

Parágrafo 284: o grande interesse atribuído a essas pesquisas é fortemente estimulado por uma questão de outra ordem, que ultrapassa o domínio próprio das ciências naturais. Porque não se trata apenas de saber quando e como surgiu materialmente o cosmos, nem quando é que apareceu o homem; mas, sobretudo, de descobrir qual o sentido de tal origem: se foi determinada pelo acaso, por um destino cego ou uma fatalidade anônima, ou, antes, por um Ser transcendente, inteligente e bom, chamado Deus. E se o mundo provém da sabedoria e da bondade de Deus, qual a razão do mal? De onde vem ele? Quem é por ele responsável? E será que existe uma libertação do mesmo?

Em poucas palavras, diante da pergunta: “o nosso ser é fruto da vontade livre e amorosa de Deus bom ou é o resultado de um destino cego e do acaso?”, como cristãos, respondemos professando a nossa fé: Creio em Deus Pai, Criador.

Dom Julio Endi Akamine
Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Lapa

Tags